Paulo Neme autoriza desassoreamento de cinco rios do município de Lorena

PTB Notícias 13/01/2011, 8:30


A partir da próxima semana, a Prefeitura de Lorena (SP), administrada por Paulo César Neme (PTB), em parceria com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), começa a realizar o desassoreamento de cinco rios na cidade.

A limpeza será feita no Mandi, no Quatinga, no Paraibinha, no Taboão e no São João, todos na região urbana do município.

A Secretaria de Meio Ambiente (SEMEAR) – irá definir todo o cronograma de serviço, e o primeiro rio que receberá o desassoreamento.

O DAEE autorizou, por meio de outorga, a remoção de entulhos e de outros materiais, que atrapalham o curso das águas.

O órgão irá ceder duas máquinas, sendo uma drag-line e uma S-90, para auxiliar a ação.

A administração municipal irá oferecer o combustível para os equipamentos e a mão-de-obra.

Segundo o secretário-adjunto de Meio Ambiente, Mauro Sérgio Azevedo, o desassoreamento irá ajudar na prevenção de alagamentos em Lorena.

“Este trabalho tem a finalidade de prevenção, principalmente neste período de chuva.

Além disso, atendendo uma das exigências do Programa Estadual Município Verde Azul”, disse.

Preservação do Meio AmbienteA Secretaria de Meio Ambiente (SEMEAR), em parceria com a empresa Senergen- Energia Renovável, instalada dentro da Apolo Tubos- realiza a coleta de pneus inutilizados.

Moradores, donos de bicicletarias e borracharias, podem entregar o material em dois postos de coleta: na Secretaria de Serviços Municipais, na rua Tupi,74-Vila Hepacaré, ou na garagem da Prefeitura,no bairro Ponte Nova.

O horário de entrega é das 7h às 17h.

O material recolhido será enviado para empresa.

Lá o pneu será transformado em carvão em pó, estrutura de aço e óleo combustível-que segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), pode ser usada em caldeiras.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Secretaria de Comunicação de Lorena