Paulo Roberto quer Centro de Educação Tecnológica em Sarandi (RS)

PTB Notícias 23/12/2008, 15:33


A criação do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) em Sarandi, município da região norte do Rio Grande do Sul, está sendo reivindicada pelo deputado federal Paulo Roberto (PTB-RS).

A proposta foi apresentada em plenário na Câmara Federal e será encaminhada pela mesa diretora ao Ministro da Educação.

O parlamentar quer que o município gaúcho seja incluído no Plano de Expansão da Rede Federal de Ensino Técnico e Profissional projetada pelo MEC, a qual já prevê a abertura de unidades de ensino profissional nas cidades de Bento Gonçalves, Pelotas e São Vicente do Sul.

O parlamentar petebista entende que o Centro Federal de Educação Tecnológica permitirá aos jovens e trabalhadores do município de Sarandi dar continuidade aos estudos e aprimoramento profissional.

“A cidade carece de um reforço educacional, pois não dispõe ainda de uma boa escola técnica e nem de estabelecimento de ensino superior público”, afirmou Paulo Roberto.

De acordo com o plano do Ministério da Educação, até 2010 o Rio Grande do Sul contará com cerca de três dezenas de unidades de formação técnica e profissional, entre universidades e faculdades federais, centros e unidades de educação tecnológica, escolas técnicas e agrotécnicas e colégios técnicos federais.

O MEC prevê ainda a instalação de três de três novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

“Entretanto, até o momento, nenhum novo estabelecimento do gênero está previsto para o município”, ressaltou o deputado Paulo Roberto.

Atualmente Sarandi tem uma população superior a 20 mil habitantes e já é considerado um pólo industrial na região do Alto Uruguai.

fonte: site do PTB – RS