Paulo Roberto reivindica liberação da pesca no Rio Grande do Sul

PTB Notícias 11/01/2008, 9:15


O parlamentar solicitou apoio ao chefe da Casa Civil Luiz Fernando Záchia .

O deputado federal Paulo Roberto (PTB) esteve na manhã da última quarta-feira (09/1), em audiência com ao secretário Luiz Fernando Záchia no Palácio Piratini, em busca novamente da suspensão dos efeitos do decreto 41.

672/2002, que proíbe a pesca de dourado e surubim nos rios do Rio Grande do Sul.

O parlamentar petebista esteve na Casa Civil juntamente com o deputado estadual Carlos Gomes (PPS) e o presidente da Federação dos Pescadores do Estado, Vilmar Coelho.

Os trabalhadores do setor pesqueiro questionam o fato dos países que fazem fronteira com o Rio Grande do Sul e o estado de Santa Catarina possuírem normas diferenciadas para a pesca.

“Estamos impedidos de pescar o peixe de maior poder aquisitivo para nós.

Nenhum pescador foi ouvido no período de elaboração desse decreto”, protesta o presidente da Federação dos Pescadores do Rio Grande do Sul, Vilmar Coelho.

Para Paulo Roberto novos estudos deverão ser realizados pelo IBAMA a fim de comprovarem que tanto o peixe dourado quanto o surubim não são espécies em extinção no Rio Grande do Sul.

“Depois desse processo teremos a possibilidade de revogação desse decreto beneficiando mais de 25 mil famílias gaúchas que dependem da pesca para viver”, avalia o deputado Paulo Roberto.

fonte: site do PTB – RS