PB: Raoni Mendes apresenta relatório sobre projeto “Raio X das Escolas”

PTB Notícias 26/11/2015, 8:33


O vereador Raoni Mendes (PTB) usou seu pronunciamento na sessão ordinária de quarta-feira (25/11/2015), na Câmara Municipal de João Pessoa (PB), para apresentar alguns resultados do projeto que ele tem desenvolvido juntamente com sua equipe para fiscalizar as condições das unidades de ensino do Município.

Conforme destacou o parlamentar, através do “Raio X das Escolas”, até o momento, já foram visitadas quase 40 escolas, onde foram observados problemas que serão encaminhados através de relatório detalhado para a atual Gestão Municipal, cobrando soluções.

“Nossa intenção, com essa iniciativa, é buscar a melhoria da educação analisando aspectos pedagógicos, estruturais, de inclusão, de alimentação escolar, entre outros.

No momento, temos um relatório sobre as 39 unidades que já conseguimos visitar, e, até o ano que vem, pretendemos visitar a totalidade das escolas de João Pessoa e traçar um panorama geral das condições na área”, disse.

Ele destacou que os relatórios completos, com fotos e detalhamento da situações encontradas em todos os ambientes, serão encaminhados tanto para os gestores escolares quanto para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec) e a Promotoria da Educação do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

“Esperamos que, de posse desse material, a Gestão faça melhorias”, comentou.

Raoni Mendes explicou que, nas visitas, foram encontradas rachaduras nas estruturas dos prédios, falta de ventilação e até mesmo roedores nas despensas onde são alocados os alimentos, devido à falta de dedetização.

Ele ainda explicou que sua equipe conta com equipamentos para medir a luminosidade e a temperatura dos locais.

“Não queremos chegar aqui só achando que as salas são quentes ou escuras, por isso, estamos usando instrumentos que detalham os aspectos que geraram tais conclusões.

Para nossa surpresa, já tivemos diversas escolas com temperatura acima do ideal, e isso é preocupante tanto para quem ensina quanto para quem aprende”, revelou o oposicionista.

O parlamentar também frisou que, mesmo diante das adversidades e da precariedade, a competência de diretores de escolas e dos alunos ainda têm conseguido driblar os problemas.

“Temos o exemplo da Escola Apolônio Sales, que, apesar de quente e com vários problemas estruturais, conseguiu vencer uma premiação de robótica na China.

Mas eles não conseguem sequer uma revisão elétrica na unidade de ensino; chegou geladeira e queimou, todos os ventiladores da escola queimaram.

Podiam ser priorizados recursos para essas coisas em vez de se gastar tanto com propaganda institucional”, sugeriu.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Câmara Municipal de João Pessoa Foto: Olenildo Nascimento/CMJP