Pedro Fernandes pede providências para reduzir juros bancários

PTB Notícias 17/07/2018, 8:47


Imagem Crédito: Billy Boss/Câmara dos Deputados

Em documento encaminhado ao Ministério da Fazenda, o deputado Pedro Fernandes (PTB-MA) sugere a “adoção de medidas enérgicas com a finalidade de reduzir os juros cobrados pelas instituições financeiras nas operações de cheque especial, cartão de crédito e outros contratos de empréstimo”.

O deputado argumenta que o Brasil tem “uma das taxas de juros mais altas do mundo” e que tal condição é incompatível com a promoção do crescimento do país.

Para exemplificar, Pedro Fernandes cita alguns números como a taxa do rotativo do cartão de crédito que, em dezembro de 2017, ficou em 334,6%. Outro dado que assusta: os juros cobrados no cartão de crédito foram equivalentes a 4.780% da taxa Selic que fechou 2017 em apenas 7%.

Para o parlamentar, “a atração de investimentos pressupõe um ambiente econômico em que não haja distorções dessa natureza” e é enfático ao afirmar que “tal quadro denota uma estranha preferência do governo pelo setor financeiro em detrimento dos demais”.

Por todas essas razões, Pedro Fernandes sugere ao Ministério da Fazenda a redução dos juros bancários como um dos caminhos para promover um real e consistente crescimento econômico no Brasil.

Com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados