Pedro Lucas defende que qualquer banco possa pagar benefício emergencial

Agência Trabalhista de Notícias 7/05/2020, 9:40


Imagem Crédito: João Ricardo/Liderança do PTB na Câmara

Para evitar que as pessoas fiquem em longas filas nas agências da Caixa Econômica Federal para poderem sacar benefícios assistenciais no período da pandemia do novo coronavírus, o líder do PTB na Câmara dos Deputados, Pedro Lucas Fernandes (MA), sugeriu ao ministro da Economia, Paulo Guedes, que permita que outros bancos também efetuem esses pagamentos.

O parlamentar apresentou, na terça-feira (5), a Indicação 523/20 ao Poder Executivo. Ele destaca que, como tem sido observado em diversas notícias veiculadas nos meios de comunicação, estão ocorrendo, em todo o País, filas e aglomerações de pessoas para realizar os saques dos benefícios pagos pelo governo.

“Essa situação vai contra as medidas sanitárias indicadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde, que recomendam o distanciamento social e a proibição de aglomerações públicas”, ressalta.

Pedro Lucas também cita reportagem do jornal O Estado de São Paulo publicada em 1º de maio de 2020, segundo a qual “beneficiários chegaram a dormir na porta de agências da periferia de São Paulo, e filas se repetiram por todo o Brasil nos últimos dias. Com o início do pagamento do benefício, as portas das agências da Caixa viraram local de peregrinação de um exército de brasileiros que viu a pouca renda que tinha sumir com a pandemia.”

O líder afirma que, diante desse quadro, torna-se imperiosa a adoção de medidas para ampliar a rede de pagamentos e saques dos benefícios sociais.

Com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados