Pedro participa de pesquisa do MEC sobre o uso de tecnologias na educação

PTB Notícias 19/07/2013, 16:48


O secretário de Educação do Maranhão, Pedro Fernandes (PTB), recebeu, na quinta-feira (18/7/2013), a visita da consultora do Ministério da Educação (MEC), Renata Maria Braga Santos.

O encontro teve como objetivo apresentar pesquisa realizada pelo governo federal e financiada pela Unesco, sobre o uso de tecnologias na educação.

Acompanharam o encontro os secretários-adjuntos de Planejamento e Orçamento, Lívio Correa; Suporte ao Sistema Educacional, Consuelo Borges; o Gestor de atividades Meio, Pedro Barbosa e a supervisora de Tecnologias Educacionais, Akemi Wada.

Renata Braga explicou que a pesquisa visa construir um panorama das ações realizadas por municípios e estados na área de formação de professores e voltado para a aprendizagem dos alunos, tanto no desenvolvimento das atividades do Programa Nacional de Tecnologias na Educação (Proinf), quanto às próprias iniciativas municipais e estaduais.

Outro objetivo, segundo a consultora, é identificar gargalos e dificuldades enfrentadas por Seduc’s e Semed’s na efetivação de programas e projetos que utilizem as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), possibilitando assim ao ministério,o desenvolvimento de políticas públicas de apoio e resolução às demandas identificadas.

“Estamos buscando as iniciativas mais interessantes nas prefeituras e estados, que possam inspirar um novo projeto de TIC’s, observando as dificuldades que podem ser solucionadas”, observou.

Na ocasião, o secretário Pedro Fernandes apresentou as ações já desenvolvidas pela Seduc, dando destaque aos projetos em fase de implantação, relacionados ao uso de mediação tecnológica no ambiente educacional.

“A secretaria entende como necessário o uso de mediação tecnológica para o encurtamento de distâncias e melhoria do aprendizado.

Além disso, dispomos de um sistema de gestão e acompanhamento escolar desenvolvido pela própria secretaria.

“O secretário ressaltou que a Seduc vem buscando formas de utilização das novas tecnologias para a sala de aula.

“Até o fim do ano, serão entregues tablets aos professores da rede, que serão capacitados para explorar as potencialidades do equipamento no ensino”, destacou Fernandes.

O Maranhão é a 5ª Unidade Federativa visitada pela pesquisadora, que anteriormente esteve no Distrito Federal, Rio de Janeiro, Paraíba e Sergipe.

A pesquisa recolherá dados de todas as secretarias estaduais, além das secretarias municipais de todas as capitais.

Os dados serão apresentados em janeiro de 2014 e servirão de suporte às novas ações do MEC.

Ao final do encontro, Pedro Fernandes parabenizou a iniciativa da pesquisa, destacando sua relevância na melhoria da educação.

“O Maranhão e muitos outros estados desenvolvem excelentes projetos na área de educação e tecnologia.

A pesquisa identificará essas ações realizadas e as principais dificuldades, contribuindo para o desenvolvimento e melhoria da educação”, finalizou o secretário petebista.

Agência Trabalhista de Notícias (NM), com informações da Secretaria de Educação do Maranhão