Pesquisa Brasmarket aponta prefeito de Belém como o de melhor gestão

PTB Notícias 22/05/2007, 9:37


O prefeito de Belém, o petebista Duciomar Costa, ganhou a disputa pela melhor gestão administrativa da Região Norte, um dos itens que compõem o ranking de excelência administrativa e política, elaborado a partir de pesquisas realizadas pelo Instituto Brasmarket nas cinco macrorregiões brasileiras.

A melhor performance geral – que soma as médias obtidas nos dois rankings – entre os gestores do Norte do país foi obtida pelo prefeito de Boa Vista, Iradilson Sampaio (PPS) que venceu em 11, dos 27 quesitos avaliados.

A população da região foi consultada sobre o desempenho dos gestores municipais em itens como ‘conservação do asfalto e vias públicas’, ‘qualidade da iluminação das ruas’ e ‘eficácia da comunicação social’, ‘simpatia’, ‘capacidade pessoal’, ‘energia’ e ‘capacidade de comando’.

Os resultados sobre a pesquisa realizada na Região Norte foram divulgados no último dia 15 de maio e os questionários aplicados entre os dias 20 e 25 de abril, com 600 entrevistas em cada capital.

O intervalo de confiança, assegura o Instituto Brasmarket, é de 95,5% e a margem de erro de 4%.

As prefeituras de Macapá, Manaus e Porto Velho não conseguiram liderar em nenhum dos 27 quesitos analisados.

Em cinco deles, o prefeito de Palmas, Raul de Jesus Lustosa Filho (PT), foi vencedor.

No item conservação do asfalto e vias públicas’ o destaque ficou com a prefeitura de Rio Branco, administrada por Raimundo Angelim (PT).

Já o serviço de varrição e limpeza de vias públicas garantiu empate técnico entre os prefeitos Iradilson Sampaio e Duciomar Costa, que obtiveram mais de 60% de aprovação.

O prefeito Duciomar Costa, no entanto, conseguiu taxas de aprovação maiores do que 60% em outros três quesitos: o de “estado de conservação das placas e sinalização nas vias públicas”, “qualidade da iluminação das ruas” e “eficácia da comunicação social” — este último com a alta taxa de 81%.

A superação sobre o concorrente belenense veio no ranking de excelência política, onde o prefeito de Boa Vista alcançou aprovação superior a 53% em quatro, dos seis quesitos avaliados nesta categoria, o que explica a liderança na média geral.

Duciomar, no entanto, alcançou aprovação ainda mais expressiva nos outros dois quesitos restantes: ‘sensibilidade social’ (56%) e ‘empenho no combate ao desemprego e incentivo ao progresso do município’ (60%).

Esta é a quinta edição do ranking de excelência administrativa do Instituto Brasmarket, que introduziu neste ano a pesquisa sobre a excelência política, levando em consideração a avaliação pessoal que os prefeitos têm junto à população.

A pesquisa foi realizada em parceria com o Diário Comércio, Indústria e Serviços (DCI) e o Portal iG e está disponível na página do DCI (www.

dci.

com.

br ).