Petebista Alex Canziani (PR) quer doações para universidades públicas

PTB Notícias 22/03/2013, 18:46

O vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Alex Canziani (PTB-PR), quer realizar uma audiência pública naquele colegiado para discutir as dificuldades nas doações às universidades públicas do país.

A audiência será dia 16 de abril, das 10 às 14 horas.

Para o evento, estão sendo convidados o diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), José Roberto Cardoso, o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino (Andifes), Carlos Edilson de Almeida Maneschy, e o presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), João Carlos Gomes.

Segundo o parlamentar, se a prática das doações virar uma realidade em todas as instituições, muitos problemas de receita financeira poderão ser amenizados: “Esta prática já vem ocorrendo na USP, por exemplo, na Escola Politécnica, que criou uma nova forma de receber doação.

O modelo é parecido com o de instituições europeias e americanas, que multiplicaram os recursos através de doações de pessoas físicas ou jurídicas, como ex-alunos e empresas privadas”, explica.

“Acredito que seria muito benéfico para nossas universidades públicas.

“Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação do Congresso Nacional, Canziani já tem um projeto de lei em tramitação (6.

260/2009) que inclusive permite ao contribuinte do imposto de renda deduzir do imposto devido as doações feitas a instituições públicas de educação superior.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações do site do deputado Alex Canziani (PTB-PR)