Petebista Arnon Bezerra será coordenador da bancada federal do Ceará

PTB Notícias 27/04/2011, 8:02


Num clima de cobrança e pressão pela definição do novo coordenador da bancada federal cearense, o deputado federal Arnon Bezerra (PTB) foi o escolhido para ocupar a função durante uma reunião em Brasília na noite de ontem, 26/04.

Há pelo menos três meses, deputados e senadores esperavam pela substituição do deputado federal José Guimarães (PT) e reclamavam, como foi publicado pelo O POVO, no último dia 23, que o atraso já estava prejudicando a articulação do trabalho dos parlamentares que representam os cearenses na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

O impasse gerava mal estar entre membros da bancada.

“(A situação) É preocupante, porque são as questões do Estado.

A bancada não tem se reunido.

Tudo isso cria dificuldades, como nas indicações dos cargos em nível federal, na questão do Orçamento.

Os cortes foram discutidos, mas não totalmente esclarecidos.

Mas tenho confiança”, afirmou Arnon Bezerra antes mesmo de ter a confirmação de que seria escolhido pelos colegas de bancada.

De acordo com ele, como coordenador, terá como principal desafio trabalhar para evitar os cortes de orçamento que vêm sendo anunciados.

“A gente tem que evitar que esses cortes cheguem à nossa bancada e, se chegarem, é preciso trabalhar para que não gerem tanto estrago”, afirmou.

“Não há divisão”Mesmo diante da reclamação de deputado federal Artur Bruno, do seu mesmo partido, e de Gomes de Matos, sobre o atraso na mudança, Guimarães garante que não há divisão na bancada.

“Sempre se elege (o coordenador) de abril para maio.

A principal missão vem no segundo semestre.

Criaram uma fantasia de divisão da bancada, mas encerramos a contenda hoje.

A bancada está unida”, disse.

Formada por 22 deputados federais e três senadores, a bancada cearense escolheu Arnon Bezerra com 12 votos contra cinco, que foram destinados ao também deputado federal, padre José Linhares (PP).

Conforme Guimarães, esta foi a primeira vez que a escolha se deu por votação.

PERFILJosé Arnon Bezerra (PTB) é médico e já está em seu quinto mandato como deputado federal.

Para ele, exercer o cargo de coordenador da bancada federal não é novidade, pois já esteve na função em outras duas oportunidades, nos anos de 1997 e 2008.

De acordo com ele, o coordenador da bancada é a figura central que orienta e viabiliza os pleitos do Estado e das Prefeituras junto ao Governo Federal.

“Ele é uma referência para manter a bancada unida em torno de um discurso, de um projeto.

Ele visa a fortalecer a bancada e dar segmento às reivindicações do Estado”.

De 1991 a 1995, foi deputado estadual.

Na opinião dele, o maior desafio será acompanhar os cortes de orçamento que estão sendo anunciados.

Hoje, o deputado é titular da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e suplente das comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, Turismo e Desporto.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações de O Povo