Petebista assume presidência da Câmara de Porto Alegre

PTB Notícias 5/01/2016, 9:43

Ao tomar posse como novo presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta segunda-feira (4/1/2016), o vereador Cassio Trogildo, do PTB gaúcho, destacou ser esta a missão mais importante da sua “recente trajetória eleitoral, mas de uma já longa trajetória política”.

O vereador apresentou, no discurso de posse, o que devem ser os dois principais eixos da sua gestão: a sustentabilidade e a participação popular.

Trogildo afirmou que pretende transformar o Palácio Aloísio Filho, sede da Câmara Municipal, em uma referência de sustentabilidade, através da implantação de um sistema de energia fotovoltaica, da iluminação de todos os espaços com lâmpadas LED e de um estudo para o aproveitamento da água da chuva e instalação de um telhado verde.

O novo presidente também salientou às experiências participativas da cidade, como as do Orçamento Participativo e do Fórum Social Mundial, para afirmar que o Parlamento pode e deverá incrementar as relações do Parlamento com a sociedade.

O petebista garantiu que irá dar continuidade à gestão compartilhada que teve início no começo da atual Legislatura, sob a presidência do vereador Dr.

Thiago Duarte (PDT), “passando pelo vereador Professor Garcia (PMDB), a quem quero render uma homenagem especial, torcendo para que logo possa estar plenamente recuperado, e pelo presidente que me entrega a direção da Casa, vereador Mauro Pinheiro (PT)”.

Trogildo garantiu que a sua gestão procurará sempre instrumentalizar a Câmara para que os vereadores “possam cumprir melhor o seu papel e melhor servir a nossa população”.

O presidente da gestão 2016 da Mesa Diretora do Legislativo disse que terá um diálogo permanente com os servidores, “utilizando seus conhecimentos adquiridos ao longo do tempo para melhor gerir o Parlamento da Capital”.

Ratificou a importância da independência entre os poderes, com espírito de colaboração com o Executivo, pois a população espera eficácia e efetividade nos resultados do poder público.

“Sem espírito propositivo não faremos a nossa cidade avançar”, destacou.

O início na vida políticaAinda no começo do seu discurso, Cássio fez um histórico da sua vida política, que teve como ponto de partida o movimento estudantil e a campanha das Diretas Já.

Citou sua participação no movimento comunitário, no Núcleo Madepinho, Jardim das Palmeiras e Grutinha (Majagru) e também na União das Associações de Moradores de Porto Alegre (Uampa).

Referiu sua atuação no movimento sindical, no Sindicato dos Bancários, durante a mobilização pela criação do Banco Meridional, sua gestão à frente da União Estadual dos Estudantes Universitários (UEE) e no Movimento da Juventude Trabalhista do PTB, quando, então, passou a construir sua história no partido pelo qual está filiado há 19 anos e foi indicado para ocupar funções de servidor da Assembleia Legislativa, Câmara Municipal, Direção da Fundação Gaúcha do Trabalho e a de Secretário de Obras e Viação de Porto Alegre, quando se licenciou para disputar a eleição para o seu primeiro mandato, em 2012, conquistando uma cadeira com o voto de 9541 eleitores.

O novo presidente do Legislativo também abordou o tema da resiliência e convidou a todos para que, no próximo dia 27 de janeiro, acompanhem o lançamento da primeira Estratégia de Resiliência de Porto Alegre, documento construído por técnicos da prefeitura, academia e organizações não governamentais “para dotar a cidade de ações práticas, mais preparada para enfrentar adversidades, lhe permitindo um protagonismo mundial, mas especialmente com efeitos positivos locais”.

fonte: site da Câmara Municipal de Porto Alegre (RS)