Petebista Cassiá Carpes participa do Projeto Deputado Por um Dia no RS

PTB Notícias 10/11/2009, 7:32


Uma das atividades do projeto Deputado Por um Dia, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, é a simulação de uma reunião de líderes, que ontem, 9/11, foi presidida pelo deputado Cassiá Carpes (PTB).

As lideranças dos partidos de cada escola participante se reuniram com o presidente da Casa, na sala da presidência e discutiram as pautas do dia.

Cassiá mostrou aos estudantes como funciona uma reunião de líderes e quais são os principais assuntos discutidos durante os encontros.

Segundo o parlamentar esse projeto é muito importante, pois os jovens conhecem de perto o Parlamento e as atividades e obrigações dos deputados.

O projetoCriado em 1999, o projeto Deputado Por um Dia visa a aproximação entre Legislativo e crianças e adolescentes, a partir da 7ª série do ensino fundamental, que frequentam escolas públicas e privadas do Estado, para que conheçam, na prática, como é a atividade parlamentar.

Em cada edição são sorteadas cinco escolas, representadas por onze alunos, totalizando 55 deputados.

Cada escola sorteada elabora um projeto de lei que é discutido, apreciado e votado na Sessão Plenária do Estudante.

Neste dia, as atividades na Assembleia iniciam-se às 8h30, com uma programação envolvendo temas de interesse ligados à cidadania.

No final da manhã, os deputados líderes participam de uma reunião para organizar a Ordem do Dia, ou seja, a ordem de votação dos projetos de lei.

E, a partir das 14h, ocupam as cadeiras dos parlamentares, no plenário, para apreciação e votação das proposições.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul