Petebista comemora aprovação de programa contra entorpecentes

PTB Notícias 3/09/2007, 13:59


“A luta contra o uso de drogas precisa ser travada nos lares, nas escolas, em todas as comunidades.

Para ser eficiente, uma estratégia antidrogas deve se concentrar tanto na oferta quanto na procura”.

O alerta é da vereadora Rose França (PTB – Juiz de Fora/MG) que comemora a aprovação, pela Câmara Municipal, do Programa de Prevenção e Orientação contra o Uso de Entorpecentes, Alcoolismo e Drogas Afins, que se desenvolverá em torno do eixo: esclarecer, orientar e recuperar.

Rose França cita, como principais méritos, o estabelecimento de normas para a instalação do programa, além da sua ampliação para o combate ao alcoolismo.

Ela considera necessária a extensão às drogas ilícitas “em função de seu potencial efeito desagregador da família e da vida em comunidade”.

A idéia é tratar o problema de forma abrangente.

Rose França considera importante abordagens sobre as conseqüências do uso de drogas para a saúde dos usuários e as formas de prevenção e cura, incluindo acesso a opções alternativas de tratamento.

Ainda será assegurado ao paciente o acompanhamento integral pelo serviço de atendimento médico do município.

Para que o programa se estenda ao maior número de pessoas, serão possíveis convênios com pessoas jurídicas de direito público e privado, religiosas e não-governamentais que tenham algum envolvimento com a área.

Eles, entretanto, terão que comprovar aptidão para as ações propostas.

“Os adolescentes curiosos não precisam apenas de informações e de atividades interessantes que possam ajudá-os a resistir à tentação das drogas.

A arte, a música, o teatro, os esportes e o trabalho voluntário sempre enriquecem a vida dos jovens e os motivam a evitar um comportamento destrutivo,” observou a vereadora.

A sua expectativa é pela sanção da matéria.

A sua regulamentação caberá ao Executivo.

Agência Trabalhista de Notícias