Petebista Edevaldo Brito profere aula inaugural no Instituto Steve Biko

PTB Notícias 23/03/2013, 8:39


Centenas de alunos assistiram na Praça Pedro Arcanjo, no Pelourinho, em Salvador (BA), à aula inaugural do ano proferida pelo vereador Edvaldo Brito (PTB).

Com o tema “Ogunizar os caminhos da educação para transgredir espaços”, Brito falou durante uma hora sobre ações afirmativas e superação, destacando a valorização da ancestralidade e a conscientização da cidadania do negro.

“”Eu sou um exemplo de superação através da educação, pois no meu tempo, dos 108 estudantes de minha turma Direito da Ufba, eu era o único negro.

E isso foi mais um desafio que fez com que eu me destacasse.

Esse exemplo eu trago para vocês, para que cada um acredite no seu potencial e chegue muito mais longe do que eu cheguei”, declarou o jurista, que foi aplaudido de pé pela plateia.

“Ogunizar significa pegar o exemplo de Ogum, o orixá guerreiro e senhor dos metais, para abrir os espaços a ferro e fogo”, explicou Brito, que é Babá Egbé do Terreiro do Gantois, o ebomi de maior cargo masculino na casa.

Com a experiência de mais de 50 anos ensinando em Universidades, o jurista lembrou que a cultura negra é modelo no país: “copiam a nossa comida, a nossa música, a nossa roupa, numa palavra, a nossa alegria.

Por isso que o espaço do negro tem de ser igual ao de qualquer outra raça”.

O Instituo Steve Biko foi fundado há 21 anos, e nesse tempo tem utilizado a educação para criar ascensão social, sendo responsável pelo ingresso de mais de dois mil alunos afrodescendentes em cursos superiores.

Um dos criadores do instituto, o vereador Silvio Humberto (PSB), foi homenageado na noite como presidente de honra.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do blog de Natanael Luís