Petebista Edson Shimabukuro apresenta PL que institui festa Bon Odori

PTB Notícias 1/04/2013, 18:51


O vereador Edson Shimabukuro (PTB-MS) apresentou, na última semana, durante sessão na Câmara Municipal de Campo Grande, projeto de lei que institui a festa “Bon Odori” no calendário oficial de festividades do aniversário da capital sul-mato-grossense.

O evento já fez parte do calendário em anos anteriores, mas em 2012 foi retirado sem explicações.

“A colônia tem um papel importante em nossa cidade, na história e no desenvolvimento.

Estou corrigindo a injustiça, o Bon Odori é uma das mais importantes festas da colônia”, disse Edson Shimabukuro.

Pelo projeto apresentado fica definido como os dias oficiais para realização do Bon Odori o sábado e domingo anterior ao dia 26 de agosto de cada ano.

O poder público municipal apoiará os organizadores do evento através de divulgação, estrutura e atividades culturais nos dias de sua realização.

O projeto agora depende da regulamentação do Poder Executivo, que tem 90 dias para sancionar a Lei.

Bon Odori O Obon é uma tradicional festividade japonesa que tem sua origem no budismo.

Nesta festa, os descendentes de japoneses demonstram gratidão da boa colheita e celebram as almas dos antepassados com a dança, o Bon Odori, ao som do taiko (tambores típicos japoneses), das flautas de bambu e do canto estilo min”yo.

Em Campo Grande o Bon Odori está em sua 28ª edição e se tornou uma tradição a participação dos campo-grandenses, que além de participar das danças que possuem coreografia própria, podem saborear pratos típicos da culinária oriental e aprender mais da cultura japonesa cultivada pelos descendentes que vivem na capital.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal da Câmara Municipal de Campo Grande