Petebista gaúcho Ronaldo Nogueira inaugura uma nova fase na política

PTB Notícias 1/12/2014, 17:11


O deputado federal eleito Ronaldo Nogueira (PTB-RS) presidiu na quinta-feira (27/11/2014), na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) de Carazinho (RS), a mesa redonda “O Trabalhismo no Brasil do Século XXI, dando sequência nas ações previstas pelo novo modelo de gestão, “branding”, adotado em sua estrutura administrativa, e que lhe confere o pioneirismo do uso da respectiva metodologia no cenário político.

Há um ano, Ronaldo Nogueira incorporou o modelo de “Gestão de Marcas” (branding), característico do mundo corporativo, em sua rotina administrativa, o qual consiste em desenvolver todo o planejamento e a respectiva gestão, com foco na Marca.

Nesse período, o parlamentar e seus colaboradores vivenciaram a fase laboratorial do projeto, tendo em vista ser a primeira vez, no Rio Grande do Sul, que um político adota o modelo.

Inicialmente foi desenvolvido o “produto Deputado Federal Ronaldo Nogueira” e, na sequência, a Marca RN.

Um criterioso planejamento foi estruturado ancorado no ferramental branding, para então, a partir daí, a Marca RN iniciar o seu “relacionamento” com o mercado.

Os colaboradores passaram por vários treinamentos; a campanha, nas últimas eleições, já foi formatada dentro dos respectivos critérios, com a criação de seis macro coordenadorias em regiões estratégicas do Estado; e implantação do fluxo sistêmico, interligando as atividades de todos os colaboradores e potencializadores em torno da Marca RN.

O pioneirismo do projeto no segmento político, chamou a atenção do maior portal de Branding, em nível nacional, o “Infobranding”, que publicou o experimento (confira (http://www.

infobranding.

com.

br/branding-na-politica-a-profissionalizacao-nas-redes-sociais/) aqui).

Os resultados nas urnas do pleito deste ano atestaram o sucesso do projeto, por meio da eleição do parlamentar, com 77.

017 votos, que decidiu, então, adotar definitivamente o branding em sua estrutura.

As novidades começam no organograma de sua estrutura, a qual terá três eixos: político, comunicação e operacional, distanciando-se do conceito tradicional de um gabinete político.

Como o objetivo principal do branding é o de potencializar e fidelizar o relacionamento do “produto” com o mercado, iniciou-se uma série de ações para este fim, entre elas o lançamento recente do livro de autoria do deputado, “O Trabalhismo No Brasil do século XXI”, na 60ª Feira do Livro de Porto Alegre (RS), que originou outras demandas (já previstas), como convites para que o parlamentar viaje pelo Rio Grande do Sul e pelo Brasil, palestrando sobre o conteúdo da sua obra, em função da mesma estar se tornando referência para o fortalecimento do “Novo Trabalhismo” no país, mote principal e estrutural do seu trabalho.

O especialista em Gestão de Marcas e responsável pelo Projeto RN, João Carlos Hilgert do Amarante, salienta que estamos vivenciando um marco histórico na política: “Ronaldo Nogueira, com o perfil de homem visionário, identificou no branding um novo caminho para os rumos necessários e emergenciais da profissionalização da política, e a experiência de nível laboratorial, validada nas urnas do último pleito, já entrou para a história como um case estadual e, muito provavelmente nacional, de quebra de paradigmas no cenário político”.

Ronaldo Nogueira destaca que já há algum tempo buscava uma metodologia, uma ferramenta, que viesse ao encontro de suas necessidades e expectativas, “e o branding veio suprir essas lacunas”, enfatiza.

Segundo a diretora da Ulbra de Carazinho, Mari Salete Zanella Taietti, o deputado federal eleito Ronaldo Nogueira representa o novo: “vemos no Ronaldo o diferencial, e sua interatividade permanente com a academia conota seu perfil vanguardista”.

Também participaram do evento prefeitos dos municípios que integram a região do Alto Jacuí, vereadores, líderes comunitários, e a comunidade em geral.

“Da mesma forma que as empresas, o Estado também deve fazer constantemente uma reavaliação de sua atuação, da qualidade de seus serviços, da eficiência de sua missão e da eficácia de seus objetivos.

Portanto, precisa ser reestruturado, redefinindo-se enquanto expressão das disputas internas entre as diversas frações de classe”, destacou Ronaldo Nogueira, ao encerrar a palestra.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da assessoria do deputado federal eleito Ronaldo Nogueira (PTB-RS)Foto: David Jacob/Assessoria