Petebista Jorge Renó inaugura Museu Municipal Wenceslau Braz em Itajubá

PTB Notícias 10/10/2011, 10:25

Recentimente, a Prefeitura de Itajubá, através da Secretaria de Cultura e Turismo, inaugurou o Museu Municipal Wenceslau Braz.

O evento fez parte da programação da Semana de Emancipação Política de Itajubá, que neste ano completou 163 anos de emancipação.

Além disso, a cidade ganhou também o Espaço Talento & Arte “Maria Lyra Pereira” e o Centro de Informações Turísticas Caminhos do Sul de Minas.

Estiveram presentes durante a cerimônia, o prefeito de Itajubá, Dr.

Jorge Renó Mouallem (PTB-MG), o vice-prefeito, Laudelino Augusto, o presidente da Câmara Municipal, Antônio Raimundo Santi, a secretária de Cultura e Turismo, Fábia Izidoro, o presidente do Conselho Municipal Deliberativo do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural de Itajubá, Newton Mota, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas, José Maurício Carneiro da Silva, a presidente da Academia Itajubense de Letras, Terezinha Ofélia do Nascimento Rennó, Dona Pérola Braz Botelho e Dr.

Cláudio Braz Seabra de Oliveira, netos do ex-Presidente Wenceslau Braz, Ana Amélia Machado Nascimento, representante da Acadêmica Maria Lyra Pereira, entre outras autoridades e público.

“Este prédio foi o marco de desenvolvimento de nossa cidade.

Um local que foi testemunha e ao mesmo tempo responsável pela grande expansão econômica e comercial de nossa cidade, mas também lugar palco de despedidas e reecontros daqueles que vieram e trabalharam em prol do progresso deste município.

Com o passar dos anos, a estação foi desativada, e este prédio abrigou o museu Wenceslau Braz.

Nesta noite, damos mais um passo visando a preservação de nossa história, de nossa cultura, de nosso patrimônio e de nossas raízes.

Depois de restaurarmos este prédio, devolvendo-o à nossa sociedade totalmente revitalizado, temos a honra de entregar novamente ao povo de Itajubá o nosso Museu Wenceslau Braz”, declarou em seu discurso o prefeito Dr.

Jorge.

Ao final, os presentes puderam conferir alguns itens pessoais do ex-presidente Wenceslau Braz que já se encontram no acervo do Museu, a exposição de artesanato no espaço Maria Lyra Pereira e a exposição “Itajubá, a cidade revisitada”, do fotógrafo Geraldo Luiz Gomes.

As exposições de artesanato e fotografias ainda podem ser visitadas, até 30 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 17h.

O mesmo horário também está sendo aplicado para o funcionamento do Museu Municipal Wenceslau Braz e Centro Regional de Informações Turísticas, que em breve também irão funcionar aos sábados e domingos.

Agência Trabalhista de Notícias (PB), com informações da Prefeitura de Itajubá