Petebista José Hamilton inaugura primeira usina eólica do Piauí

PTB Notícias 14/02/2009, 0:36


O prefeito de Paranaíba (PI), José Hamilton (PTB), inaugurou na última quinta-feira, a “Usina Eólica Pedra do Sal”, que produzirá, por meio da força dos ventos, energia elétrica e reforçará o sistema de abastecimento da cidade.

A obra consta na lista de realizações do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no Estado.

José Hamilton declarou que a chegada da empresa garante estabilidade no fornecimento de energia, uma vez que a cidade enfrenta falhas: “Temos uma situação de queda de tensão permanente não só em Parnaíba mais nessa região.

A entrada da eólica dará uma estabilidade nessa rede e temos aqui quase nove meses de vento no ano, o que garante funcionalidade da empresa”, disse.

A usina ocupa 540 hectares da Praia da Pedra do Sal e por meio de vinte torres aerogeradoras vão produzir 18 MW.

A responsável pela construção e administração é a empresa franco-belga Tractebel Energia do Grupo GDF Suez, mesma empresa que administra o Parque eólico de Beberibe-CE e outras 19 usinas hidrelétricas em nove estados brasileiros.

O Parque Eólico beneficiará 70 mil pessoas.

Foram utilizados na construção o equivalente a102 milhões e 800 mil reais e cerca de cinco meses para conclusão da obra.

Por meio de um programa de incentivo a fontes renováveis, toda energia produzida será comprada pelo Governo Federal por um período de vinte anos.

O governador do Piauí Wellington Dias esteve presente na solenidade.

Segundo ele, “a inauguração é um demonstração que o PAC é uma ato real no Piauí.

Abriremos um caminho muito grande com a instalação da usina eólica”.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Portal TV Canal 13