Petebista promove Projeto Conheça o Legislativo, na Câmara de Piracicaba

PTB Notícias 3/03/2012, 13:57


Estimulando a cidadania.

Na tarde de sexta-feira, 02/03, alunos do Programa Menor Aprendiz do Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial participaram, a convite do vereador João Manoel dos Santos (PTB), do Projeto Conheça o Legislativo, na Câmara de Vereadores de Piracicaba (SP).

Iniciado em 2004, o Projeto abriu as portas da Câmara para os estudantes da cidade conhecerem o trabalho do Legislativo e dos vereadores.

“Muitos não sabem sequer onde está localizada a Câmara de Vereadores de Piracicaba.

O Conheça o Legislativo fornece muitas informações que depois trabalhamos na sala de aula”, afirmou a professora do Senac , Flavia Góes Vieira Salgueiro, que acompanhou os alunos.

O programa Conheça o Legislativo foi instituído por iniciativa do vereador João Manoel dos Santos (PTB), em 2004.

Ele visa contribuir para a formação dos jovens e aumentar o conhecimento sobre as funções e o funcionamento do poder legislativo municipal, cujo roteiro inclui palestras, a exibição de filmes históricos sobre Piracicaba e a simulação de uma reunião ordinária, na qual os estudantes exercem o papel dos vereadores e aprendem sobre a sua atuação e o exercício do cargo, além do uso da tribuna e dos apartes.

O programa visa desmitificar e aproximar os jovens do Poder Legislativo Municipal, para que eles entendam seu funcionamento, suas atribuições e responsabilidades.

O presidente da Câmara, João Manoel dos Santos, alertou para a importância do Poder Legislativo na vida da cidade e no sistema democrático.

Ao falar aos estudantes, o vereador João Manoel dos Santos (PTB) a bordou a importância da política na vida das pessoas.

Desde 1822Inicialmente, os alunos e professores ouviram a palestra do historiador Fábio Bragança mostrando a herança portuguesa, as origens das Câmaras e a história da cidade de Piracicaba, utilizando-se de projeções, fotos e vídeos ilustrativos apresentando uma Piracicaba que muitos não conheciam.

Abordando desde o surgimento das Câmaras Municipais; nossa herança portuguesa e a implantação da primeira Câmara brasileira, que ocorreu em São Vicente/SP em 1532.

Em Piracicaba, a Câmara foi implantada em 1822, quando a cidade ganhou a condição de Vila e passou a se chamar Vila Nova da Constituição.

Na sequência, os estudantes ouviram o advogado Bruno Oliveira falar sobre os Sistemas Políticos e Formas de Governo.

Oliveira fez uma explanação sobre o sistema de governo republicano e os três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário, explicando como funciona cada um deles e seu papel no contexto político e social do país.

O advogado e funcionário do departamento Legislativo, James Granziol, explicou aos presentes as funções dos vereadores, o que é a lei, suas necessidades e quais as suas aplicações e coordenou a simulação de uma reunião ordinária, em que os estudantes do SENAC exerceram o papel dos vereadores e aprenderam sobre a a sua atuação e exercício do cargo, além do uso da tribuna e dos apartes.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal da Câmara dos Vereadores de Piracicaba