Petebista propõe nome de tradicional agricultor para rua de São Carlos

PTB Notícias 3/02/2009, 15:43


O vereador petebista Antônio Carlos Catharino apresentou, nesta segunda-feira (02/02), um Projeto de Lei ao Plenário da Câmara Municipal e à Prefeitura de São Carlos (SP), que dá o nome de Avenida Seisin Jamami à Estrada Municipal que tem inicio na Rotatória do Parque Espraiado na Rodovia Guilherme Scatena e que termina na Rua Manoel Frágoas no Conjunto Habitacional D.

Constantino Amstalden (São Carlos VIII).

A justificativa é prestar homenagem ao Sr.

Seisin Jamami tradicional agricultor e granjeiro que foi o proprietário da Chácara Espraiado (atual Parque Espraiado) e que lá viveu até o seu falecimento em 06 de Julho de 1998.

Filho de Kamado Jamami e de Korato Jamami, imigrantes japoneses que vieram para o Brasil na década de 10 do século passado e foram trabalhar na lavoura no Mato Grosso, cultivando café, arroz e amendoim em sistema de parceria com o proprietário.

Seisin nasceu em 02 de Dezembro de 1.

931 em Campo Grande (MS) e quando ele tinha apenas 6 anos de idade, numa demorada e penosa viagem feita em “carro-de-boi” a Família mudou-se para São Carlos ainda na década de 30, arrendando terras para plantar hortaliças.

Posteriormente, em 1.

946 ele comprou a Chácara Espraiado e em 26 de Setembro de 1.

957 casou-se com Thereza Zakabi Jamami; Com muito esforço e dificuldades naturais da época, sempre tiveram como atividade a agricultura e também por mais de 30 anos mantiveram naquele local uma granja.

Escoavam os produtos, tanto os provenientes da horta assim como os ovos, nas feiras livres e no atacado.

Sempre atuante na comunidade japonesa, a Família Jamami preserva a tradição e os hábitos orientais em São Carlos.

“Nada mais justo que homenagear o patriarca Seisin Jamami com o nome da Estrada Municipal que se inicia justamente onde ele criou raízes e que, num trajeto de mais de 700 metros, percorre uma fértil região agrícola.

Além de que, a sua outrora Chácara Espraiado, agora bairro residencial Parque do Espraiado, terá em suas ruas os nomes vinculados à Bioenergia e ao Agronegócio, numa significativa referência à Cidade da Bioenergia.

Parece que SEISIN JAMAMI vislumbrava já naquele tempo que num futuro próximo sua labuta agrícola seria abençoada com as pesquisas da Bioenergia em São Carlos”, afirmou o petebista.

Agência Trabalhista de Notícias