Petebista quer Cavalhadas de Pirenópolis no calendário oficial de Goiás

PTB Notícias 4/01/2011, 18:38


Foi aprovado em segunda e definitiva votação, nesta segunda-feira (03/01), o projeto de Lei nº 2.

005/10, de autoria do deputado estadual petebista Cristóvão Tormin, que inclui no calendário oficial de eventos do Estado de Goiás a festa das Cavalhadas de Pirenópolis, realizada anualmente por ocasião dos festejos em louvor ao Divino Espírito Santo.

Segundo o deputado Cristóvão Tormin, a sua iniciativa se justifica por ser o evento uma manifestação folclórica considerada das mais expressivas do País.

“As Cavalhadas de Pirenópolis, que encenam batalhas medievais em honra do imperador e do Espírito Santo, é considerada uma das mais belas e expressivas de nosso Estado e do Brasil.

Nosso projeto tem o objetivo de preservar e valorizar essa cultura.

“Tormin ressalta ainda a história das Cavalhadas.

“É uma encenação ao ar livre da batalha entre os mouros e os cristãos.

No século 6º, Carlos Magno, um guerreiro cristão, travou batalha épica que se tornou um símbolo da resistência e avanços da religião na luta por terras e novos fiéis.

No Brasil esta festa foi introduzida, sob autorização da coroa portuguesa, com objetivo de catequizar os índios e escravos africanos.

“Para o deputado, o que mais motiva a população a manter viva a tradição é a beleza do espetáculo e o prazer pela montaria.

“Os exércitos se apresentam ricamente ornados e com belíssimas coreografias.

Um dos momentos mais emocionantes da abertura é a evocação ao Divino sob execução do seu hino pela banda de música”, explica o parlamentar.

A matéria segue agora para sanção do governador do Estado, que tem 15 dias para apresentar o veto, caso queira rejeitá-la.

Do contrário a matéria será promulgada e publicada no “Diário Oficial” do Estado.

fonte: site da Assembléia Legislativa de Goiás