Petebista quer exame para detectar doenças cardíacas em recém-nascidos

PTB Notícias 15/03/2013, 7:31


O vereador Flávio Rstom (PTB), de São Caetano (SP), está solicitando à administração municipal que torne obrigatória a realização de exame para detectar doenças cardíacas congênitas em recém-nascidos, denominado teste de oximetria de pulso, também conhecido como “teste do coraçãozinho”.

Segundo o parlamentar, que é médico pediatra, o exame é indolor e mede os níveis de oxigênio no sangue.

Ele deve ser realizado em recém-nascidos assintomáticos após 24 horas de vida e antes da alta hospitalar, para detectar a presença de cardiopatia congênita.

Com o diagnóstico precoce é possível aprofundar a investigação do problema e iniciar o tratamento.

“São inúmeras as pesquisas realizadas que apontam para os benefícios dessa prática nos bebês, no entanto, o exame de rotina é realizado somente no âmbito das UTIs neonatais, não se aplicando em berçários com bebês aparentemente normais”, destaca Rstom em sua justificativa.

O vereador ressalta, ainda, que a oximetria de pulso é um procedimento de custo muito baixo, que pode salvar a vida de uma criança.

A área de saúde tem sido uma das prioridades de Rstom, que está em seu sexto mandato.

Dentre as propostas já apresentadas na Câmara, ele destaca o projeto de humanização da saúde (reformulado recentemente pelo prefeito Paulo Pinheiro), a ampliação no horário de atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), a criação do prontuário eletrônico no sistema público de saúde e a instalação de um ambulatório para tratamento de dores crônicas no município (ainda em fase de estudos pela administração).

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do Jornal ABC Repórter