Petebista quer que Marcha de Muladeiros torne-se patrimônio cultural

PTB Notícias 19/02/2009, 8:58


O deputado estadual José Geraldo (PTB/TO), apresentou na sessão vespertina desta quarta-feira (18/02), Projeto de Lei que declara como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado, a Marcha de Muladeiros realizada pelos empresários rurais de Paraíso do Tocantins e região.

O evento que teve sua segunda edição neste ano de 2009 percorreu cerca de 120 km durante cinco dias passando por vários municípios, tendo como destino final a cidade de Marianópolis.

José Geraldo explicou que, a marcha pretende resgatar a tradição de uma característica histórica do Estado do Tocantins, através dos tropeiros que tocavam o gado por essas terras.

Só homens podem participar e a tradição exige que tenham que estar montados em mulas.

“Essa tradicional marcha representa a cultura viva da região do vale do Araguaia, é relevante a aprovação deste projeto”, reiterou o parlamentar.

Na mesma sessão o deputado também apresentou requerimentos destinados a atender vários municípios tocantinenses, entre eles está à solicitação de água tratada para o setor Nilton Ricardo, localizado em Lagoa da Confusão, como também a recuperação da malha viária que liga o trecho de Araguaína a Aguiarnópolis.

Agência Trabalhista de Notícias