Petebista Ronaldo Santini integra debate sobre a Rota Caminhos da Neve

PTB Notícias 18/05/2013, 6:33


O deputado estadual Ronaldo Santini (PTB-RS), participou nesta quinta-feira (16/05), da audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, que tratou sobre a Rota Caminhos da Neve.

A construção dessa rodovia liga Bom Jesus (RS) a São Joaquim (SC), sendo uma importante obra, pois é a ligação entre os dois estados e fortalecerá a economia tanto para a Serra gaúcha, quanto para a Serra catarinense.

Na audiência, o diretor da Secretaria de Infraestrutura do RS, José Luis Barbosa, afirmou que a obra gaúcha é prioridade do governo Tarso Genro e o trecho consta no Plano de Obras 2011-2014.

Porém, o diretor de projetos do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luis Carlos de Oliveira, relatou que, antes do projeto de engenharia, foi exigido do Executivo estadual um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a obra.

Ele acredita que essa etapa deve ficar pronta no final de 2014 e que o investimento total no projeto do lado gaúcho deve ficar em torno de R$ 110 milhões.

Santini afirmou que a estrada concluída irá proporcionar um benefício incalculável ao transporte e aos mais de 30 municípios que se beneficiarão diretamente com a conclusão dessa obra, incrementando recursos na economia regional, através do turismo e transporte da produção entre as duas regiões, principalmente para a cultura da maçã.

“Esta pavimentação irá reduzir o percurso em 100 quilômetros e desafogar as BRs-116 e 101, ligando os maiores polos turísticos do Sul do País”, disse.

O roteiro foi apresentado pelo gestor da Rota Caminhos da Neve, Jaziel Aguiar.

O representante do governo de Santa Catarina, Albanez de Sá, afirmou que o projeto já está sendo licitado do lado catarinense.

Também esteve presente a secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira; o prefeito de Bom Jesus, Frederico Becker e o diretor de projetos do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luis Carlos de Oliveira, que relatou que o investimento total no projeto do lado gaúcho deve ficar em torno de R$ 110 milhões.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do deputado Ronaldo Santini (PTB-RS)