Petebista Santana Mariano recebe prêmio de melhor prefeita de Alagoas

PTB Notícias 18/12/2013, 8:18


A prefeita de Major Izidoro (AL), Santana Mariano (PTB), foi avaliada como a melhor administradora dos 102 municípios de Alagoas.

Ele recebeu, do presidente da União Brasileira de Divulgação (UBD), Alexandre Vieira Cunha, o prêmio referente ao seu desempenho como gestora municipal.

O evento aconteceu no hotel Golden Tulip, no Recife, com a presença dos melhores 100 prefeitos de vários municípios brasileiros.

A União Brasileira de Divulgação está em sua 10ª edição de premiação dos melhores prefeitos do país.

Para escolha desses gestores foram adotados critérios como os índices de saúde, educação, infraestrutura e qualidade total nos serviços municipais.

“Ninguém melhor para saber a situação do lugar do que a própria população”, explicou Alexandre Cunha.

O estudo é feito mediante ligação telefônica, e também existe um grupo de pessoas que viaja aos municípios para obter as informações.

Os moradores são questionados sobre a qualidade da gestão da prefeitura e dão nota que pode variar de 1 a 10.

A pesquisa foi realizada em 3.

700 municípios.

De acordo com o presidente da UBD, a prefeita de Major Izidoro teve a maior avaliação entre os prefeitos dos 102 municípios de Alagoas, e por esta razão é detentora do prêmio.

Santana Mariano é prefeita pela primeira vez.

Mulher simples e decidida, virou uma das maiores empresárias do Sertão de Alagoas.

Isso se deu pelo seu trabalho e dedicação aos negócios diuturnamente, com a conta na ponta da lápis.

Com essa mesma atuação ela vem conduzindo os rumos de Major Izidoro.

Mariano diz que é questionada até hoje pelas pessoas que não entende por que trocar a vida de empresária para ser política.

Com a mesma simplicidade que lhe é peculiar ela diz que mesmo com todos os problemas que tem enfrentado na administração, faria tudo de novo.

“Quando se recebe um prêmio como este a gente se sente gratificada, com mais força e vontade de trabalhar, haja vista que foi a população quem me avaliou”, ressalta Santana.

A prefeita disse ainda que o prêmio não é somente seu e dedica aos seus auxiliares da administração.

“Eu divido essa conquista com toda a equipe, e, principalmente com o meu esposo, o empresário César Campos, que sempre está me apoiando em todas as minhas decisões.

“Santana Mariano tem se destacado pela sua atuação enérgica no combate ao caos social encontrado no início de sua gestão.

Para tanto, ela tem trabalhado incansavelmente ao lado de sua equipe, formada por pessoas do município e que tem conhecimento e contato direto com a população.

Fato que facilita o trabalho desenvolvido por Mariano.

A gestora tem atuado em várias frentes de trabalho.

Desde da educação e saúde – as meninas de seus olhos – até a preocupação com o pequeno produtor, que lhe garante o primeiro investimento para que ele possa se manter com sua família sem sair do campo, nos momentos de dificuldades, como a estiagem.

Na infraestrutura e Limpeza Urbana, Santana Mariano transformou a cidade num canteiros de obras.

Para garantir a segurança da população e tranquilidade aos comerciantes, semana passada, depois de um contato com o presidente da Eletrobrás, uma equipe técnica da empresa esteve no município para melhorar a qualidade e quantidade de energia oferecida aos moradores.

Na saúde, a prefeita do PTB adquiriu com recursos próprios ambulâncias para condução de pacientes e carros para locomoção dos funcionários do Programa de Saúde da Família (PSF).

Vários médicos foram contratados para atender a população que procura o hospital Ezechias da Rocha, encontrado fechado no inicio do mandato.

Há mais de três meses uma equipe realiza cirurgias de pequenos porte, o que diminui a demanda para outros municípios maiores, inclusive para capital.

A prefeita está resgatando a credibilidade do município que foi encontrado no Cauc.

Para isso, Santana já esteve várias vezes em Brasília solicitando ajuda da bancada Federal.

Com toda dificuldade, Santana Mariano vem trazendo investimentos para o desenvolvimento de Major Izidoro.

Funcionários estão sendo qualificados e recebendo seus salários religiosamente no final do mês.

Uma escola integral foi entregue e vai contemplar cerca de 120 crianças, que irão receber refeições durante o dia.

Major Izidoro, em seu aniversário, ganhou uma praça que deixou seus moradores e vizinhos orgulhosos pela beleza que deu a cidade.

Vários órgãos receberam reforma e ampliação.

Os moradores da zona rural também foi gratificados com estradas planas e açudes abertos, garantindo às aguas da chuvas.

Em breve, o município vai contar com uma agência do INSS e da Caixa Econômica Federal.

Por todo esse trabalho e dedicação, Santana Mariano tem recebido várias homenagens e elogios de políticos renomados como os senadores Renan Calheiros (PMDB) e Fernando Collor (PTB), do deputado federal Givaldo Carimbão, dos estaduais Inácio Loiola e Luiz Dantas e de dezenas de prefeitos e vereadores alagoanos.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Aqui Acontece