Petebista Valter Araújo percorre vários municípios do interior de Rondônia

PTB Notícias 14/02/2011, 8:06

Na última semana, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Valter Araujo (PTB), dentro da proposta de interiorização da Casa, esteve percorrendo vários municípios do interior.

A série de visitas teve início em Guajará-Mirim na última quinta-feira (10/02) e termina ontem, 13/02, com a participação na Festa Internacional do Jerico, em Alto Paraíso.

Após participar da ação do governo do Estado em Guajará-Mirim na manhã de quinta-feira, Valter Araújo esteve à noite em Ministro Andreazza, a convite do prefeito Neuri Carlos Persch (PTB) em companhia do deputado Maurão de Carvalho (PTB-Andreazza) e do deputado federal e presidente do diretório regional do PTB de Rondônia Nilton Capixaba (PTB-RO).

Andreazza abriu as comemorações dos 19 anos de emancipação político-administrativa.

Na sexta-feira pela manhã Valter Araújo participou do programa Alvorada ao Vivo, comandado pelo radialista Alessandro Lubiana na Rádio Alvorada, visitou a Rádio Planalto e logo seguida recebeu a imprensa de Ji-Paraná, no Amazon Plaza Hotel para um café da manhã e concorrida entrevista coletiva.

Valter falou da importância do Poder Legislativo, da aproximação com a população do interior através da Assembleia Itinerante, Escola do Legislativo e participação direta da Ale nas ações dos municípios.

Segundo o presidente Valter Araújo, “não basta apenas participar das festividades nos municípios, temos que estar presente em todos os momentos em busca de melhorias e soluções para o bem estar da sociedade”.

Ao responder sobre a vitória na eleição da Mesa Diretora do grupo comandado por Valter Araújo, contra a chapa que teve o apoio da equipe do governador Confúcio Moura (PMDB), o presidente da Ale disse que “independência não quer oposição, mas sim responsabilidade com a procuração em branco que os deputados receberam da população, através do voto direto”.

Valter argumentou que o que for de interesse da população jamais será ignorado pelo Legislativo.

A questão fundiária de Rondônia é um problema grave do Estado.

O mini, o pequeno e o médio produtor rural não têm condições de acessar a linhas de financiamentos, porque a propriedade não está regularizada.

O problema também ocorre na área urbana, onde o proprietário não financia a compra de um imóvel e não consegue recursos financeiros para reforma, porque a maioria dos municípios tem problemas fundiários.

O presidente Valter Araújo também falou sobre a pluralidade da Mesa Diretora integrada por representantes de vários partidos, sobre o grave problema das drogas que precisa de atenção especial de todos os segmentos organizados da sociedade, principalmente dos políticos, da interiorização das ações da Ale; da versatilidade da Escola do Legislativo, saúde, educação, cultura, esportes, agricultura.

Respondendo sobre insistentes perguntas relacionadas a retaliações com o Executivo, em razão da eleição da Mesa Diretora o presidente Valter Araújo foi franco: “não há deputado contra ou a favor”.

Valter disse que a emenda parlamentar é um direito do deputado e que os deputados que estão exercendo o primeiro mandato receberão cada um, R$ 2 milhões para priorizar associações e entidades.

Após a coletiva os deputados Valter Araújo, Euclides Maciel e Maurão de Carvalho estiveram visitando o prefeito José Bianco (DEM).

Ainda na sexta-feira (11) à noite o presidente Valter Araújo ainda esteve em Castanheiras, onde participou de evento a convite da Câmara de Vereadores.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações da Decom/Ale (RO)