
Petebistas assumem secretarias de Estado no governo gaúcho
PTB Notícias 3/01/2011, 19:11
Três petebistas do Rio Grande do Sul foram empossados nesta segunda-feira (03/01/2011) como secretários de Estado do governo gaúcho de Tarso Genro, que tomou posse no último sábado (1º/01).
Para a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado tomou posse o presidente do Diretório Estadual do PTB, deputado Luis Augusto Lara.
Já a Secretaria de Obras Públicas do governo gaúcho terá a partir de agora como titular o deputado Luiz Carlos Busato.
E para a Secretaria de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, tomou posse o vereador Mauricio Dziedricki.
Lara no TrabalhoAo ser empossado como secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do governo do Rio Grande do Sul, Luis Augusto Lara elencou como suas prioridades à frente da pasta a qualificação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social, através de cursos; o Projeto Carteira de Trabalho para Todos, ação voltada a incentivar que jovens façam a carteira de trabalho, estimulando a busca de espaços no mercado de trabalho; incentivar o voluntariado, priorizando ações nesse sentido junto às comunidades de maior vulnerabilidade social do Estado; a criação da Casa Solidária, que garantirá acolhimento aos gaúchos do Interior que vêm para Capital em busca de atendimento médico; entre outras medidas a serem implementadas durante sua gestão.
Eleito em 2010 para seu quarto mandato de deputado estadual, Lara é publicitário e estudante de Direito.
Antes de chegar à Assembleia Legislativa, foi vereador por duas vezes em sua cidade natal, Bagé.
Assumiu a Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer por duas gestões, nos períodos de janeiro de 2003 a abril de 2006 e de janeiro de 2007 a fevereiro de 2008.
É presidente do Diretório Estadual do PTB desde 2009.
Busato nas Obras PúblicasA cerimônia de transmissão de cargo na Secretaria de Obras, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, antes Secretaria das Obras Públicas, foi marcada pelo bom relacionamento entre o novo secretário, Luiz Carlos Busato, e o ex-titular da pasta, César Luís Baumgratz.
Busato agradeceu a todos e falou sobre os planos a serem desenvolvidos.
“Queremos dar continuidade ao que tem sido feito e agregar essa importante atuação da Irrigação.
Gosto de obras e minha vida foi sempre dentro de obras.
Quero também destacar que o elemento mais importante é o funcionário.
Vamos dar atenção especial para que todos trabalhem junto conosco”, afirmou.
A pasta passa a ter uma nova estrutura, que inclui a Irrigação, e terá sob a sua coordenação a Metroplan, órgão responsável pelo planejamento urbano de regiões metropolitanas.
Luiz Carlos Busato, do PTB, nasceu em 6 de novembro de 1948.
É arquiteto pós- graduado em Urbanismo e Gestão Imobiliária.
Exerceu a função de secretário de Planejamento Urbano no município de Canoas.
Em 2004, elegeu-se vereador e, posteriormente, foi eleito deputado federal.
Dziedricki na Economia SolidáriaO novo titular da Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa do Rio Grande do Sul, o petebista Maurício Dziedricki, assumiu sua pasta na tarde desta segunda-feira (03/01/2011).
O secretário foi unânime em ressaltar, em sua manifestações inicial, a pujança da economia gaúcha e o programa de promoção do desenvolvimento econômico e social que será uma das metas do Governo Tarso Genro.
Maurício Dziedricki destacou a união entre as duas secretarias assinalando que a antiga Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (Sedai) divide-se em “duas irmãs que continuarão atuando juntas”.
Disse que a economia solidária é uma nova vertente e representa um novo vetor na economia mundial e que, portanto, o governo assume responsabilidade com os que mais precisam.
Dziedricki citou o criador do Grameen Bank, Muhammad Yunus, como um orientador para uma efetiva política de economia solidária.
O petebista Maurício Alexandre Dziedricki tem 31 anos, é advogado, vereador em Porto Alegre no segundo mandato e 1º suplente de deputado federal pelo PTB/RS.
Em 2008, Maurício foi o vereador mais votado do RS com 15.
454 votos.
Ele foi eleito pela primeira vez como vereador em 2004, com a segunda maior votação da bancada do PTB da Capital.
Nas últimas eleições, concorrendo pela primeira vez a uma vaga na Câmara Federal, com 66.
701 votos, fez a quarta maior votação do PTB no Estado, ficando na 1ª suplência.
Entre março de 2006 e abril de 2010, a convite do prefeito José Fogaça e do senador Sérgio Zambiasi, o vereador esteve licenciado da Câmara Municipal, para comandar, por duas vezes, a Secretaria Municipal de Obras e Viação, uma das mais importantes secretarias do município.
Agência Trabalhista de Notícias (com informações da Secretaria de Comunicação do governo do Rio Grande do Sul)