Petebistas figuram na lista dos 100 mais influentes do Congresso Nacional

PTB Notícias 23/07/2007, 11:28


O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) lançará, na primeira semana de agosto, a 14ª edição de sua publicação “Os Cabeças do Congresso Nacional”, uma pesquisa sobre os 100 parlamentares mais influentes do parlamento brasileiro.

São 73 deputados e 27 senadores, que na ótica do DIAP são os operadores-chave do processo legislativo brasileiro.

Entre os 100 parlamentares apontados como as principais lideranças do Congresso figuram quatro deputados federais petebistas.

São eles o Líder do PTB na Câmara, o goiano Jovair Arantes; os pernambucanos José Múcio Monteiro e Armando Monteiro Neto; e o paulista Arnaldo Faria de Sá.

Em sua publicação, o DIAP identificou e classificou os parlamentares em cinco categorias, de acordo com as habilidades de cada um, dando destaque à característica principal de cada operador-chave do processo legislativo.

As categorias são: a) debatedores, b) articuladores/organizadores, c) formuladores, d) negociadores e e) formadores de opinião.

As classificações não são excludentes.

Assim, um parlamentar pode, além de sua habilidade principal, possuir outras secundárias.

Conheça abaixo um pouco mais dos petebistas que figuram na lista dos “Cabeças” do Congresso Nacional.

Jovair Arantes (PTB/GO)Deputado, 4º mandato, cirurgião-dentista e produtor rural.

Político experiente, já foi vereador (1988), secretário de Saúde de Goiânia (1989) e presidente da Indústria Química de Goiás (IQUEGO).

Vice-prefeito de Goiânia (1992), presidente da COMURG – Companhia de Urbanização de Goiânia (1993), além de deputado estadual (1991-92).

Parlamentar atuante, tem sido bem avaliado pelos institutos que acompanham os trabalhos do Congresso.

Defensor dos interesses dos servidores, aposentados e pensionistas, foi presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público na Câmara.

Foi relator de importantes projetos, entre os quais o que institui o regime de emprego na administração pública, o que tratou do plano de cargos e salários do Poder Judiciário e o que reestruturou as carreiras de auditoria da Receita, da Previdência e do Trabalho.

É autor da PEC que permite ascensão funcional e do projeto que anistia os servidores públicos punidos em razão de greve.

É presidente do Diretório Estadual do PTB de Goiás.

Destaca-se como articulador.

Armando Monteiro Neto (PTB/PE)Deputado, 3º mandato, industrial, advogado e administrador de empresas.

Líder empresarial, é presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae.

Foi diretor regional da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe).

Parlamentar bem articulado, prioriza o debate das questões tributárias e trabalhistas, participando também das negociações envolvendo temas de interessa da indústria, como a Lei das S.

A, a nova Lei de Falências, entre outras.

É o presidente do Diretório Estadual do PTB de Pernambuco.

Destaca-se como articulador.

José Múcio Monteiro (PTB/PE)Deputado, 4º mandato, pernambucano, engenheiro e usineiro.

Atual Líder do Governo na Câmara dos Deputados, já pertenceu aos grupos políticos de Marco Maciel e Roberto Magalhães.

Experiente, foi prefeito de Rio Formoso (1992-93) e secretário de Transportes, Comunicação e Energia do Governo Roberto Magalhães (1983-86) em Pernambuco, além de presidente da Companhia de Eletricidade de Pernambuco (1983).

Defensor da economia de mercado, foi relator do projeto de flexibilização da CLT, foi também presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara, e Líder do PTB de 2003 a 2007.

Parlamentar atuante, com boa capacidade de articulação e negociação, é um político com excelente trânsito no Congresso.

Ex-presidente nacional do PFL, destaca-se como articulador.

Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP)Deputado, 6º mandato, contabilista, advogado, radialista e professor.

Político de centro-esquerda, é considerado atualmente o melhor especialistas em regimento no Congresso Nacional.

Coordenador e um dos fundadores da Frente Parlamentar em Defesa da Previdência Social Pública, é um dos principais defensores dos aposentados e pensionistas do setor público e do INSS.

É, desde o primeiro mandato, reconhecido como o deputado dos aposentados e pensionistas.

Parlamentar independente, é um aliado fiel dos assalariados, dentro e fora do Legislativo.

Foi secretário do Governo de São Paulo no ano de 2000.

Muito ativo nos bastidores e assíduo às atividades de plenário, comissões permanentes e especiais, foi presença marcante nas CPIs do Mensalão e da Compra de Votos, e goza de excelente trânsito no Congresso.

Bom articulador, destaca-se como debatedor.

Agência Trabalhista de Notícias