Petebistas figuram na lista dos mais influentes do Congresso Nacional

Agência Trabalhista de Notícias 4/08/2016, 16:57

Imagem Crédito: Laycer Tomaz/Câmara dos Deputados

Três deputados federais do PTB estão entre os “100 Cabeças” do Congresso Nacional de 2016: o líder do partido na Câmara, Jovair Arantes (GO), figura na lista por sua capacidade como negociador; Alex Canziani (PR), por ser articulador; e Arnaldo Faria de Sá (SP), por seu papel como debatedor.

A relação dos deputados e senadores mais influentes é elaborada pelo Departamento Sindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que define como “Cabeças” do Congresso aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades.

Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, o Diap destaca a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

Ascensão

Também constam na lista como parlamentares em “ascensão”, os deputados Jorge Côrte Real (PE) e Cristiane Brasil (RJ) e o senador Elmano Férrer (PI).

De acordo com o Diap, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, esses congressistas estão em plena ascensão, podendo, se mantida a trajetória ascendente, estar futuramente na elite parlamentar.

Com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados