Petebistas participam do lançamento da Frente Parlamentar do Turismo

PTB Notícias 25/04/2007, 12:21


Deputados e senadores instalaram, na manhã desta quarta-feira (25), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar do Turismo com o objetivo de apoiar todas as ações voltadas para o desenvolvimento turístico brasileiro.

Participaram do evento, que homenageou o ex-ministro do Turismo e atual ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, os senadores Sérgio Zambiasi (PTB-RS) e Marisa Serrano (PSDB-MS).

Ao anunciar que o Parlamento do Mercosul instala-se, no próximo dia 7 de maio, em Montevidéu, o senador Sérgio Zambiasi disse que essa representação tem também a missão de integrar a América do Sul pelo turismo.

Disse ainda que, ao longo da história, o turismo dos países que integram o Mercosul voltou-se para os oceanos Atlântico e Pacífico, negligenciando o enorme potencial de que eles dispõem para atrair mutuamente suas populações.

Mares Guia também discursou e lembrou que a criação, no Senado e na Câmara, quatro anos atrás, de comissões destinadas a debater questões relativas ao turismo coincide com o reconhecimento desse setor como um vetor estratégico do desenvolvimento econômico e social.

O ministro considerou significativo que, nesse mesmo período, o país tenha aprendido que, onde haja uma atração da natureza, é possível transformá-la em recurso turístico.

E lembrou que o turismo representa hoje 10% da economia mundial.

A Frente Parlamentar do Turismo tem o apoio de 120 parlamentares e reconduziu à sua presidência o deputado Alex Canziani (PTB-PR) – o colegiado foi criado em dezembro de 2003 e extinto com o encerramento da legislatura, em 31 de janeiro deste ano.

O deputado Canziani, presidente do Diretório Estadual do PTB do Paraná, disse que o turismo é a grande indústria do século 21, responsável por um em cada nove empregos existentes no mundo.

Marisa Serrano, que quando deputada ajudou a criar a Comissão de Turismo da Câmara, destacou que esse setor econômico tem tudo para acelerar o crescimento do Brasil.

fonte: Agência Senado