Piauí: Fernando Monteiro cobra aplicação de lei sobre doença celíaca

PTB Notícias 3/03/2015, 7:40


O deputado Fernando Monteiro (PTB) pediu, na segunda-feira (2/3/2015), ao presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho (PMDB), que envie documento ao governador Wellington Dias (PT) e ao secretário de Saúde, Francisco Costa, solicitando que coloquem em prática a Lei 6.

445/2013, de sua autoria, que instituiu o Dia Estadual dos Portadores de Doença Celíaca no Piauí (19 de junho).

Fernando Monteiro disse que a lei prevê que, nesse dia, a Secretaria de Saúde realize campanha de orientação à população sobre como se prevenir contra a doença celíaca, que é causada pelo consumo de alimentos com glúten e que já atinge mais de dez mil pessoas no Estado.

“Nesse dia, as pessoas terão direito de realizar um diagnóstico gratuito para saber se têm a doença, cabendo à Secretaria de Saúde esclarecer sobre como os portadores dessa enfermidade podem se tratar”, assinalou ele.

Fernando Monteiro declarou que a população precisa ser informada, porque muitas pessoas podem não saber que são portadoras da doença celíaca e que 90% das enfermidades têm origem naquilo que o ser humano consome.

Themístocles Filho disse que serão adotadas as providências necessárias para o cumprimento da lei e que pode conversar até pessoalmente com o governador Wellington Dias sobre o assunto.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Assembleia Legislativa do PiauíFoto: Divulgação/Alepi