Pier Petruzziello participa de evento em prol de pessoas com agenesia

Agência Trabalhista de Notícias 29/10/2019, 8:27

Imagem Crédito: Divulgação

No sábado (26), foi realizado, em Curitiba (PR), o III Encontro Nacional de Agenesia de Membros, Familiares e Pessoas com Deficiência. Organizado pela instituição Dar a Mão, o evento é uma referência no país na causa da agenesia e contou com palestras de diversos profissionais da área da inclusão.

O vereador Pier Petruzziello (PTB-PR) foi convidado para compor a mesa e deu seu testemunho próprio, servindo como figura de representatividade para todos que possuem essa deficiência. O petebista levou para discussão assuntos importantes como as ações paliativas para os familiares, no intuito de facilitar diagnósticos e tratamentos. Seu trabalho em ações e projetos nas áreas de acessibilidade e inclusão também foi comentado.

“A inclusão é um direito da pessoa com deficiência, mas é, principalmente, uma oportunidade para todos nós evoluirmos como seres humanos. Foi uma honra poder compartilhar a minha história com essas famílias e contribuir com essa discussão importante sobre a agenesia e ações que auxiliam na inclusão de todas as pessoas”, afirmou.

Agenesia

A agenesia é a ausência completa ou parcial de determinado órgão e ocorre no momento da formação do embrião, pela Síndrome da Banda Amniótica. Algumas pessoas podem ser detectadas ainda no período do pré-natal, outras só após o nascimento. A associação “Dar a Mão” é uma instituição que trata da união de pessoas para apoiar famílias e crianças com agenesia de membro.

O lema da instituição – “O impossível só existiu até o dia que inventaram a superação” – representa a luta de todos os envolvidos, sejam aqueles que são ajudados ou que trabalham para melhorar a vida dessas pessoas, entre voluntários e parceiros em ações de solidariedade, apoiando e acolhendo familiares e crianças com deficiência física do membro superior e inferior.

Com informações da assessoria do vereador Pier Petruzziello (PTB-PR)