PL de autoria de Israel Atleta determina criação de hortas comunitárias

PTB Notícias 7/03/2012, 7:08


É de autoria do vereador Israel Atleta (PTB-RJ) o Projeto de Lei n°1231/2011, que determina o aproveitamento de terrenos do Município do Rio de Janeiro para a criação de hortas comunitárias.

De acordo com a matéria, terrenos ociosos resultantes de remoção de habitações construídas irregularmente em área de risco geológico, remanescentes de desapropriações destinadas a obras públicas, recebidos do Município em razão de herança jacente, ou quaisquer outros que sejam de propriedade do Município e não estejam sendo utilizados para outros fins públicos, serão destinados a criação de hortas comunitárias, que obedecerão, prioritariamente, os princípios da agricultura orgânica.

Para o vereador as hortas comunitárias trarão inúmeros benefícios para a população como a promoção de ações educativas, a criação de vínculos afetivos e solidários entre os grupos envolvidos e a comunidade, a promoção da segurança alimentar, além de gerar trabalho e renda, através da produção de alimento sadio (sem agrotóxico) e de baixo custo.

“A agricultura metropolitana, já praticada com sucesso em outros países, como Canadá, e vem repercutindo efeitos positivos, funcionando como modelo a ser seguido.

No nosso País não podemos deixar de cultivar o solo adequadamente, propiciando inúmeros benefícios à população”, justificou Israel Atleta.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal da Câmara Municipal do Rio de Janeiro