PL de Divaldo Lara destina bitucas de cigarro para produção de cimento

PTB Notícias 26/08/2015, 8:02


O presidente da Câmara Municipal de Bagé (RS), vereador Divaldo Lara (PTB), esteve reunido com o diretor da empresa Eco Prática, Flávio Costa Leites, idealizadora do projeto “POA sem Bituca”.

A ação, inédita no país, é a primeira que tem como objetivo a instalação de coletores de resíduos de cigarro (bituqueiras), o recolhimento das pontas de cigarro e a destinação ambientalmente correta, utilizada como auxiliar na produção de cimento.

Todo o procedimento é feito pela própria empresa que, no caso de Porto Alegre, encaminha os resíduos para uma unidade de coprocessamento em Nova Santa Rita.

As bituqueiras, em formato de cigarro, apresentam dois tamanhos diferentes: o primeiro, com cerca de 40 cm, armazena cerca de 3000 unidades; as de 1 m, podem guardar até 6000.

Na capital gaúcha estão disponibilizadas na Av.

Andradas, Borges de Medeiros e nos arredores da prefeitura.

A ação sobrevive de anúncios, por parte de empresas patrocinadoras, que poderão ter suas marcas expostas nos depósitos para cobrir custos de instalação e manutenção, o que inclui a logística para recolhimento, encaminhamento adequado além da substituição do material, quando necessário.

Divaldo Lara anuncia a elaboração de lei autorizativa da Câmara para a implementação do serviço e o convite a Eco Prática para expor a iniciativa durante sessão especial da Casa.

Além disso, um encontro com empreendedores do município será agendado para as próximas semanas.

“O projeto, além de auxiliar na limpeza das ruas, evita a poluição do solo, incluindo o do aterro sanitário e ainda encaminha um resíduo tóxico a um aproveitamento correto sob o ponto de vista ambiental”, justifica Divaldo.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do vereador Divaldo Lara (PTB-RS)Foto: Divulgação/Assessoria