PL de Geovane institui o Dia de Oração e Ação pelas Crianças em Curitiba

PTB Notícias 23/10/2013, 16:05


Por iniciativa do vereador Geovane Fernandes (PTB-PR), a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei que institui o Dia de Oração e Ação pelas Crianças em Curitiba, a ser realizado sempre no dia 20 de novembro.

De acordo com a proposta, o Poder Legislativo deve promover eventos alusivos à data, contemplando a participação da sociedade civil organizada, grupos inter-religiosos e em especial as instituições que trabalham com crianças em estado de vulnerabilidade social.

Além disso, o evento será incluído no calendário oficial de eventos de Curitiba.

Segundo Geovane Fernandes, o 20 de novembro é o Dia Mundial de Oração e também o Dia Internacional da Infância e o objetivo de oficializar a data no município é combater qualquer forma de violência contra as crianças, além de trazer mais adeptos e participantes para o tema.

“Isso tudo para promover o desenvolvimento infantil, trazendo uma proteção especial e um maior bem-estar à infância”, definiu.

Ainda conforme o vereador do PTB, a Pastoral da Criança já realiza trabalhos nesta data, sendo que o dia municipal dará ainda mais força para as ações realizadas diariamente pela Pastoral.

“A criança é o futuro do Brasil e a preservação da sua integridade física e moral é de suma importância por ainda estar em formação”.

Sobre a oração, Fernandes acredita que o ato e a fé ajudam as pessoas a encontrar melhores caminhos, sendo assim, “afetará de forma positiva a população”.

Diversos vereadores cumprimentaram Geovane Fernandes pela iniciativa e reconheceram a necessidade de mais cuidados e políticas públicas destinadas às crianças.

Valdemir Soares, líder do bloco PRB/PSL, destacou a importância de criar uma data e promover atividades comemorativas ou de conscientização das pessoas, bem como contar com o apoio de entidades representativas.

Pedro Paulo (PT), líder do prefeito na Casa, acredita que a data leva à reflexão.

“Vamos continuar lutando pela efetivação dos direitos das crianças previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente”, prometeu.

Noemia Rocha (PMDB), por sua vez, garantiu o apoio da bancada evangélica à proposta, ao afirmar que “os 11 integrantes do grupo têm trabalhado para garantir os direitos das crianças curitibanas”.

Também contribuíram com apartes Jorge Bernardi (PDT), Aldemir Manfron (PP), Carla Pimentel e Rogério Campos, do PSC, Tico Kuzma (PROS), Felipe Braga Côrtes (PSDB), Cristiano Santos (PV), Mauro Ignacio (PSB) e Julieta Reis (DEM).

Pastoral da CriançaA discussão e a votação da proposta foi acompanhada por Clóvis Boufleur, gestor de relações institucionais da Pastoral da Criança e coordenador da Rede Global de Religiões pela Criança (GNRC).

Ele convidou a todos para evento alusivo à data, que será realizado na Rua da Cidadania do Carmo, no próximo dia 23, a partir das 13h.

A atividade é organizada por diversas igrejas, pastorais, entidades religiosas, da sociedade civil e do poder público e terá oficinas de interação entre crianças e suas famílias, com momentos educativos, de entretenimento e oração dos líderes religiosos.

Para finaliza a programação, haverá uma caminhada ecológica com plantio de árvores no Quartel do Exército do Boqueirão.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Câmara Municipal de CuritibaFoto: Anderson Tozato/Câmara Municipal de Curitiba