PL de Lara indica que reajuste no transporte seja votado na Câmara de Bagé

PTB Notícias 22/10/2015, 7:51

A Câmara Municipal de Bagé (RS) aprovou projeto do presidente da Casa, vereador Divaldo Lara (PTB), que democratiza a forma como o reajuste do transporte coletivo é realizado na cidade.

Há 13 anos, o aumento anual é realizado por decreto do prefeito.

O mais recente foi assinado em um domingo de agosto, contrariando a vontade de estudantes, que durante dias ocuparam as instalações internas da prefeitura em protesto, usuários do serviço e até mesmo os vereadores da base governista.

Divaldo Lara foi o pioneiro a trazer a discussão sobre a forma do aumento do transporte coletivo e em 2011 apresentou pela primeira vez o projeto.

Na ocasião, rejeitado pelo Parlamento.

Em 2012 uma nova ação neste sentido foi providenciada pelo parlamentar trabalhista: a inclusão de representações da sociedade, como ACIBA, Sindilojas, no Conselho Municipal de Transporte, garantindo que a votação para o aconselhamento pelo aumento ou não da passagem tivesse maior participação popular.

Este ano, a reapresentação do projeto, aliado ao fato da oposição deter a maioria dos votos na Câmara e dos argumentos apresentados ano a ano, demonstrando que Bagé possui uma das passagens mais caras do Rio Grande do Sul, fizeram com que os parlamentares tivessem uma posição diferente, aprovando a proposta por unanimidade.

Ano a ano, Divaldo Lara alerta pelo valor abusivo cobrado da população de Bagé, apresentando uma relação, sempre superior a 12 capitais, cujos valores são inferiores aos praticados na Rainha da Fronteira e que trafegam diariamente com trajeto maior.

“A data de hoje há de ser comemorada, pois teremos transparência na forma como é realizado o reajuste.

Este será debatido e votado na Câmara de Vereadores e não decidido por apenas uma pessoa.

Nossa aprovação de hoje é uma conquista para todos os usuários do transporte coletivo que poderão opinar, debater antes que qualquer decisão autoritária”, comentou Divaldo.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do vereador Divaldo Lara (PTB-RS) Foto: Divulgação/Assessoria