PL de Marcus Vinícius aumenta a visibilidade da festa Bauernfest

PTB Notícias 27/04/2012, 15:06


Em sua 23ª edição este ano, a Bauernfest – principal manifestação cultural de Petrópolis, considerada a maior festa do interior do Rio de Janeiro com a característica de celebração de raízes históricas – nunca fez parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado.

Corrigindo essa falha, o deputado estadual Marcus Vinícius (PTB-RJ) teve aprovado nesta terça-feira (24/04/2012), por unanimidade, na Assembleia Legislativa (Alerj), projeto de lei que altera a Lei No 5.

645/2010 e inclui a Festa do Colono Alemão entre as datas comemorativas do Estado.

O projeto volta a plenário em segunda discussão e depois vai à sanção do governador Sérgio Cabral.

“Os deputados certamente irão aprovar o projeto assim como o governador, que é um entusiasta da cidade, vai sancioná-lo.

Então, já podemos dizer que a partir de agora em todas as divulgações oficiais do Estado no Brasil e no exterior, a Bauernfest estará incluída.

Isso traz ainda mais visibilidade a um evento que a cada ano se consolida como um programa para petropolitanos e turistas, que une cultura e festa”, afirma Marcus Vinícius.

Evento realizado desde 1990, a Bauernfest celebra a chegada das primeiras famílias de imigrantes germânicos à cidade em 29 de junho de 1845.

Ele é realizado anualmente no final de junho na área de entorno do Palácio de Cristal, na Praça da Confluência, ponto de encontro dos primeiros colonos alemães que povoaram a cidade.

A festa, ano passado, atraiu em 12 dias cerca de 185 mil pessoas e movimentou perto de R$ 25 milhões.

Com cenografia diferenciada, bebidas e comidas tradicionais alemães e atrações culturais que resgatam a história da cidade, a Bauernfest chega a trazer ocupação de 100% da rede hoteleira de Petrópolis – cerca de 4,7 mil leitos – em todos os dia de evento.

“Os órgãos de turismo e a própria iniciativa privada da cidade vêm se esforçando em ampliar a divulgação da Bauernfest a cada ano em eventos nacionais e internacionais.

Ter a chancela do governo do estado em seu calendário oficial é mais uma ajuda nesse sentido”, comemora Marcus Vinícius.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações do site do deputado estadual Marcus Vinícius (PTB-RJ)Foto: Divulgação