PL de Marinho propõe data fixa para Festa do Senhor Divino em Cuiabá (MT)

PTB Notícias 11/05/2013, 8:42

O deputado Luiz Marinho (PTB-MT) apresentou projeto de lei que institui a Festa do Senhor Divino Espírito Santo no Bairro CPA, no município de Cuiabá, no Calendário Oficial do Estado de Mato Grosso.

Nesta quinta-feira (9/5), os devotos do Senhor Divino visitaram as dependências da Assembleia Legislativa, e vale lembrar que a Festa do Senhor Divino Espírito Santo é uma das manifestações mais expressivas da religiosidade tradicional mato-grossense, cuja celebração é datada desde os tempos do Brasil Império.

“É uma festa muito importante para Cuiabá, o evento está incorporado na cuiabania.

Trata-se de um trabalho de equipe envolvendo todos os festeiros, é uma devoção que vai crescendo e faz parte da nossa cultura e envolve sentimentos grandiosos”, revelou Marinho, que também apoia a exposição Prata da Casa, realizada nesta semana no saguão principal da AL/MT.

Ele lembra que a Festa do Senhor Divino Espírito Santo abre espaço para as manifestações da cultura popular.

As comemorações têm sua data alterada a cada ano, uma vez que o dia está associado com a Páscoa, acontecendo sempre 50 dias depois do domingo de Páscoa.

“Os festeiros são sempre pessoas de famílias tradicionais e, as atividades da Festa mobilizam dezenas de pessoas diretamente e, indiretamente”, explicou o parlamentar.

Em Cuiabá, nas primeiras décadas do século passado, a cidade chegou a ter duas festas do Divino Espírito Santo: uma do bairro do Porto e outra da Catedral, com poucos dias de diferença uma da outra.

Em meados da década de 30, a Festa do Divino foi como que unificada e, na memória dos cuiabanos mais antigos ainda resistem às imagens das festas que aconteciam no Campo d”Ourique, com direito a touradas, local onde atualmente está sediada a Câmara Municipal de Cuiabá.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal O Documento