PL de Pier Petruzziello define dieta para pessoas celíacas em hospitais de Curitiba

Agência Trabalhista de Notícias 24/06/2020, 8:20


Imagem Crédito: Rodrigo Fonseca/CMC

O vereador Pier Petruzziello (PTB-PR) protocolou na terça-feira (23) Projeto de Lei que determina aos hospitais, e outros estabelecimentos de interesse à saúde em Curitiba, o fornecimento de dieta especial necessária à pessoas com doença celíaca. O projeto deverá ainda passar pelas comissões antes de ir para a votação em plenário.

De acordo com a justificativa do projeto, a doença celíaca, CID 10 K90.0, é uma enteropatia crônica do intestino delgado, de caráter autoimune, desencadeada pela exposição ao glúten (proteína presente no trigo, centeio, cevada e aveia) em indivíduos geneticamente predispostos. De acordo com a OMS, 1% da população mundial é celíaca. O único tratamento para o celíaco é uma dieta sem glúten e sem contaminação cruzada (teor de glúten< 20ppm de acordo com o Codexalimentarius da ONU do qual o Brasil é signatário).

“O projeto de lei leva em consideração que na grande maioria das cozinhas hospitalares e entidades congêneres não existe segregação na área de preparo dos alimentos servidos aos pacientes, aliado ao fato das dificuldades impostas por alguns hospitais e entidades congêneres para permitir a entrada de alimentação adequada e segura ao celíaco que precisa de internamento”, afirma Pier.

Com informações da assessoria do vereador Pier Petruzziello (PTB-PR)