PL de Reizo que institui Semana da Saúde Vascular em Manaus vai à sanção

PTB Notícias 21/10/2014, 15:16


A Câmara Municipal de Manaus (AM) aprovou na segunda-feira (20/10/2014) o projeto de lei 361/2013, do vereador Reizo Castelo Branco (PTB), que institui a Semana da Saúde Vascular na cidade.

A proposta foi aprovada por todas as comissões da Câmara e seguiu para a sanção do prefeito Arthur Virgílio (PSDB).

A iniciativa do projeto é beneficiar a população com informações específicas sobre a prevenção, promoção das atividades educativas de conscientização, importância de controlar e diagnosticar as doenças vasculares.

Reizo propõe que a Semana da Saúde Vascular seja comemorada anualmente em 17 de agosto.

Isso porque, nesta data são realizadas ações do “Dia V” em todo o Brasil, com envolvimento de profissionais especializados na área da saúde, como forma de chamar atenção da população sobre a importância dos cuidados com a saúde vascular.

Muitos não sabem, mas, entre outras situações, a falta de circulação, por exemplo, pode levar a problemas vasculares por obstruir totalmente a artéria, comprometendo, num curto período de tempo, os tecidos irrigados.

Outro fato é o entupimento súbito da artéria, ou seja, quando uma placa de gordura ou um coágulo sanguíneo se solta de algum vaso e se fixa nesta artéria o que também ocasiona o problema vascular.

Este tipo de doença, que altera a integridade dos vasos sanguíneos, pode ser causado, entre outras coisas, por herança familiar ou genética, pela forma como trabalhamos, medicações ou traumas acidentais que podem comprometer os vasos.

A população precisa ter conhecimento sobre a doença e orientações de como aplicar no dia a dia o desenvolvimento de hábitos saudáveis como atividade física regular, alimentação balanceada, rica em alimentos frescos, verduras, carnes e aves, com pouca quantidade de frituras, gordura, sal, açúcar, movimentação durante o expediente para estimular a circulação.

Tudo isso, com orientação de especialistas, vai contribuir de forma singular para manter a qualidade de vida.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da assessoria do vereador Reizo Castelo Branco (PTB-AM)Foto: Tiago Corrêa/CMM