PL de Reizo sugere ‘Teste da Linguinha’ para bebês e crianças até 2 anos

PTB Notícias 19/03/2013, 16:42


O vereador Reizo Castelo Branco (PTB-AM) apresentou, no plenário da Câmara Municipal de Manaus, na segunda-feira (18/3/2013), o projeto de lei 071/2013, que sugere a realização do “Teste da Linguinha” nos recém-nascidos e bebês de até dois anos de idade.

O exame deve ser realizado em maternidades, serviços hospitalares da rede pública municipal e conveniados do Sistema Único de Saúde que funcionam em Manaus.

O empenho para que este projeto seja aprovado é pela importância na qualidade de vida dos bebês.

Nos recém-nascidos, as limitações que envolvem os movimentos da língua dificultam a amamentação, uma vez que o problema do “frênulo lingual”, o que muitos chamam de “língua presa”, dificulta os movimentos para sugar o leite materno acarretando muitas vezes o desmame precoce.

Em muitos casos, a falta dessa informação gera preocupações nas mães por não compreenderem o porquê das crianças mamarem com muita frequência mordendo o peito com a gengiva e depois ficarem extremamente cansadas.

Por meio do “Teste da Linguinha” é possível proporcionar um tratamento para estimular a sucção e a deglutição durante a amamentação, bem como prevenir problemas de mastigação e fala posteriormente.

As famílias dos recém-nascidos e dos bebês terão acesso aos relatórios dos exames e dos procedimentos com esclarecimentos e orientação sobre os cuidados e a conduta a ser adotada.

A fiscalização quanto a aplicação do teste ficará sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde.

O projeto seguiu para 2º Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Agência Trabalhista de Notícias (NM), com informações da Câmara Municipal de ManausFoto: Tiago Corrêa/CMM