
PL de Rocha sobre licenciamento eletrônico de veículos segue para o Senado
PTB Notícias 17/09/2015, 17:42
Seguiu para análise do Senado projeto do deputado Walney Rocha (PTB-RJ) que institui o licenciamento eletrônico de veículos em todo o país ( (http://www.
camara.
gov.
br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=513839) PL 1920/11).
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) aprovou, na terça-feira (15/9/2015), a redação final da proposta, que não precisará ser votada no plenário da Casa.
De acordo com o texto, no caso do licenciamento anual, o proprietário não precisará submeter o veículo a uma vistoria, como é hoje, apenas pagar uma taxa e cadastrar os dados necessários no site do órgão estadual de trânsito.
“Queremos corrigir uma injustiça que ocorre no Brasil.
Existem estados onde não há vistoria e outros que exigem esse procedimento.
Nosso objetivo é fazer com que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) elabore uma norma para todos os estados e o Distrito Federal”, explicou Walney Rocha.
O parlamentar citou o caso do Rio de Janeiro, onde o proprietário é obrigado a levar o carro ao Detran, onde é realizada vistoria.
Estados que fazem divisa com o Rio, como Espírito Santo e São Paulo, não exigem o procedimento.
“Com isso, começou a haver uma evasão de recursos muito grande, pois quem mora na divisa passou a comprar carro nos outros estados, gerando um conflito tributário”, exemplificou, ao destacar que seu projeto vai fazer com que situações como essa não ocorram mais.
Segundo o projeto, o proprietário do veículo será responsável pelas informações prestadas.
Porém, o texto não estabelece punições para quem informar dados errados.
A proposta prevê ainda que o certificado de licenciamento será enviado pelos Correios e a despesa da postagem será paga pelo proprietário.
Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos DeputadosFoto: Divulgação/Liderança do PTB na Câmara