PL de Talles Barreto cria Programa de Apoio aos Portadores de Alzheimer

PTB Notícias 13/03/2014, 8:07

Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás o projeto de lei 840/14, do deputado Talles Barreto (PTB), que institui o Programa de Apoio aos Portadores de Alzheimer nas unidades da rede pública no Estado.

De acordo com o texto do projeto, o programa será promovido pela secretaria indicada pelo Poder Executivo e deverá promover a realização do exame para o diagnóstico e o tratamento de Alzheimer, o mais rapidamente possível, em todas as unidades da rede pública de saúde.

É objetivo do programa também desenvolver um sistema de informação e de acompanhamento pelo poder público de todos aqueles tenham sido diagnosticado com o mal de Alzheimer ou que apresentem seus sintomas, inclusive, com a elaboração de um cadastro específico dessas pessoas.

O programa tem o intuito ainda de organizar um sistema de capacitação de profissionais da área da saúde, especialmente, da rede pública, e cuidadores particularmente, por meio de cursos, treinamentos, seminários e estágios visando a melhoria do atendimento, do diagnóstico e do tratamento dos portadores do mal de Alzheimer.

Além destes pontos, o programa prevê o estabelecimento de uma rede de apoio, estimulo à pesquisas, desenvolvimento de campanhas e o fornecimento gratuito da medicação necessária aos portadores do mal de Alzheimer, dentro das especificação de cada paciente.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Assembleia Legislativa de Goiás Foto: Divulgação