PL de Talles institui Programa Resgatando Brincadeiras Antigas em Goiás

PTB Notícias 3/12/2015, 8:29

Encontra-se nas Comissões técnicas da Assembleia Legislativa de Goiás o projeto de nº 3.

917/15, do deputado Talles Barreto (PTB), que institui o Programa Resgatando Brincadeiras Antigas (Proaba) nas escolas públicas e privadas de Goiás.

De acordo com a proposta, as unidades educacionais deverão, ao menos uma vez por mês, oferecer aos seus alunos aulas práticas de amarelinha, pião, bola de gude, passa-anel, esconde-esconde, cobra cega, cantigas de roda, batata quente, pedra-papel-tesoura, telefone sem fio, estátua, pula corda, dentre outras.

Para tal a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte estadual (SEDUCE) deverá disponibilizar seminários destinados aos professores com vistas à implantação da Lei.

Talles Barreto alega que é preciso resgatar culturalmente algumas brincadeiras e brinquedos que foram esquecidos, bem como estimular o desenvolvimento intelectual, cognitivo, afetivo e social das crianças.

O deputado ressalta também que o jogo, o brincar e o brinquedo desempenham um papel fundamental na aprendizagem, e que negar o seu papel na escola é, ao certo, renegar a própria história da aprendizagem.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Assembleia Legislativa de Goiás Foto: Divulgação/Assessoria