PL de Talles propõe campanha de conscientização contra a automedicação

PTB Notícias 18/03/2014, 7:16

O deputado Talles Barreto (PTB) apresentou recentemente, na Assembleia Legislativa de Goiás, o projeto de lei 837/2014, que visa instituir a campanha de conscientização contra a automedicação no Estado.

A propositura foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para que possa ser devidamente relatada e, logo, apta a ser votada em plenário.

A campanha será desenvolvida mediante a efetivação das seguintes ações: informar e orientar a população sobre os perigos da automedicação; conscientizar os comerciantes de medicamentos acerca da relevância de seu papel social para a redução de ocorrências ligadas às consequências da automedicação e divulgar a importância e a competência técnica do profissional farmacêutico no ato da dispensação de medicamentos.

Segundo justificativa do projeto, são inúmeras as consequências dessa prática erroneamente adotada.

Dentre elas, o agravamento de uma doença.

Ademais, a automedicação está ligada, também, à venda de medicamentos sem prescrição médica.

Dessa forma, a comercialização de remédios somente com prescrição médica seria uma estratégia importante para a redução dos índices dos problemas relacionados a medicamentos, principalmente nos casos de intoxicação.

A divulgação da campanha deverá ser feita por meio de emissoras de rádio e televisão e por meio de cartazes e folhetos educativos afixados em hospitais públicos e particulares, postos de saúde e estabelecimentos de ensino.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Assembleia Legislativa de Goiás