PL ‘Teste da Linguinha’ de Reizo Castelo Branco ganha parecer favorável

PTB Notícias 26/04/2013, 16:35

Na quarta-feira (24/4/2013), o projeto de lei 071/2013, que sugere a realização do “Teste da Linguinha” em recém-nascidos e bebês de até dois anos de idade, de autoria do vereador Reizo Castelo Branco (PTB), teve parecer favorável da 2º Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Manaus (CCJR/CMM).

O PL segue agora para a 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento da Casa (CFEO/CMM).

O projeto foi apresentado pelo parlamentar no dia 18 de março, no plenário da CMM.

E a proposta é realizar o exame em maternidades e serviços hospitalares da rede pública municipal, e conveniados do Sistema Único de Saúde (SUS) que funcionam em Manaus.

Ele foi criado para promover a qualidade de vida dos bebês e dos recém-nascidos que sofrem com “Frênulo Lingual”, que muitos conhecem como “língua presa”.

Este problema, que limita os movimentos da língua, dificulta a amamentação e acarreta muitas vezes o desmame precoce.

Por meio do “Teste da Linguinha” é possível proporcionar um tratamento para estimular a sucção e a deglutição durante a amamentação, bem como prevenir problemas de mastigação e da fala.

O projeto prevê que as famílias dos recém-nascidos e dos bebês terão acesso aos relatórios dos exames e dos procedimentos com esclarecimentos e orientação sobre os cuidados e a conduta a ser adotada.

A aplicação do teste ficará sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Agência Trabalhista de Notícias (NM), com informações da Câmara Municipal de ManausFoto: Tiago Corrêa/ CMM