PL ‘Teste da Linguinha’, de Reizo, segue para sanção do prefeito de Manaus

PTB Notícias 2/09/2013, 18:58


De autoria do vereador Reizo Castelo Branco (PTB-AM), o projeto de lei que propõe a realização do “Teste da Linguinha” nos recém-nascidos e bebês de até dois anos de idade seguiu, nesta segunda-feira (2/9/2013), para a sanção do prefeito de Manaus, Artur Neto (PSDB).

O “frênulo lingual”, que muitos conhecem como “língua presa”, é uma película que fica abaixo da língua que, por ser mais curta, dificulta a sucção, mastigação e deglutição.

A dificuldade na hora da amamentação deixa o bebe extremamente cansado e por não conseguir sugar o leite da forma correta é inevitável o desmame precoce e perda de peso.

Por meio do “Teste da Linguinha” será proporcionado um tratamento para estimular a sucção e a deglutição durante a amamentação, bem como prevenir problemas de mastigação e da fala, porque a língua presa é responsável por alterar a articulação de alguns sons da fala.

A proposta do PL é realizar o exame em maternidades e serviços hospitalares da Rede Pública Municipal e conveniados do Sistema Único de Saúde (SUS) que funcionam em Manaus.

A previsão para aprovação do prefeito de Manaus e a publicação no Diário Oficial do Município é de pelo menos 15 dias, ou seja, até o dia 17 de setembro, as mães da capital saberão se futuramente terão acesso ao teste.

Agência Trabalhista de Notícias (NM), com informações da Câmara Municipal de ManausFoto: Tiago Corrêa/CMM