PLP de Paulo Bengtson apoia iniciativas de implantação de telhados verdes

Agência Trabalhista de Notícias 22/10/2019, 10:38


Imagem Crédito: Felipe Menezes/PTB Nacional

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 160/19, do deputado Paulo Bengtson (PTB-PA), que autoriza a União e os estados a apoiar os municípios em iniciativas destinadas à implantação de telhados verdes.

O projeto considera telhado verde a cobertura da edificação na qual é plantada vegetação compatível com sua estrutura, dotado de impermeabilização, drenagem e reserva própria de água para irrigação.

Segundo a proposta, o apoio dos governos estaduais e federal poderá ser técnico, jurídico ou financeiro, mediante transferências de recursos para os municípios. A ajuda será viabilizada por meio de convênios.

Jardins

Para Paulo Bengtson, os tetos ajardinados trazem inúmeros benefícios para as cidades. Entre eles, a maior absorção da água da chuva, diminuindo a sobrecarga das galerias; o isolamento acústico dos ambientes; e o sequestro de gás carbônico (um processo de remoção de gás carbônico da atmosfera, que ocorre principalmente em oceanos, florestas).

Os telhados verdes também proporcionam a economia de energia, já que reduzem a amplitude térmica dos ambientes (diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima registradas num determinado período de tempo).

Bengtson diz, ainda, que esse tipo de telhado constitui uma “solução estética agradável”, que deve ser estimulada pelo poder público.

“Por sua importância estratégica, entendo que a preocupação com o tema da sustentabilidade transcende quaisquer questões de ordem ideológica ou partidária e deve se constituir em política permanente de Estado”, declara.

Tramitação

O projeto ainda será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania, para depois ir ao plenário.

Com informações da Agência Câmara Notícias