Posse de petebista Lauzita Rezende em Delta (MG) é marcada por emoção

PTB Notícias 24/07/2009, 9:04


O município de Delta (MG) já tem nova prefeita.

Em solenidade simples, emocionante, com presença de autoridades, representantes de empresas e entidades e, principalmente, da população, Lauzita Rezende Costa (PTB) foi empossada ontem como prefeita pela Câmara Municipal de Delta.

O vice-presidente da Câmara, Sérgio Antônio Fontes, leu o termo da posse no cargo, “devido à vacância do cargo nos termos do artigo 79 da Constituição Federal, da Constituição do Estado e da Lei Orgânica, exercendo o cargo até 31 de dezembro de 2012”.

Exatamente às 10h30, Lauzita foi declarada prefeita.

Após assinar a posse, a prefeita saudou a população, autoridades e agradeceu a todos, em especial ao povo, aos vereadores e à família do prefeito José Eustáquio da Silva, que morreu no último dia 18.

“Tenho saudades do Zé, desde que ele foi acometido pela doença acompanhei todo o processo e fiz o que pude pelo amigo, que amava o povo de Delta e o município.

Sei que ele vai estar olhando pela gente.

A administração não muda, vou dar continuidade ao sonho do Zé e a população vai ter orgulho de ter votado em nossa chapa.

Vou fazer de Delta uma cidade maravilhosa para se viver”, foram as primeiras palavras de Lauzita, assim que assumiu o cargo.

Em seguida, o deputado federal Paulo Piau afirmou que perdeu um grande companheiro e um excelente prefeito.

“Tanto que a população de Delta aprovou seu trabalho e o reelegeu.

O Zé foi, e agora Delta precisa do apoio da Câmara para ajudar Lauzita a comandar a cidade.

Desejo sucesso”, disse Piau.

Também os prefeitos de Igarapava, Francisco Tadeu Molina (PSDB), e de Uberaba, Anderson Adauto (PMDB), falaram em nome dos demais prefeitos presentes.

Molina lembrou ser amigo de José Eustáquio há anos e que trabalharam juntos e pediu união de todos para o bem de Delta.

“Este momento não é de divisão, mas sim de apoio irrestrito e, nós, de Igarapava, também prestamos nosso apoio.

” Já o prefeito de Uberaba lembrou que foi dele o trabalho para emancipar o município e disse ver ontem “um capítulo num processo democrático, em que a Câmara de Delta cumpriu seu papel institucional e constitucional ao dar posse a Lauzita”.

Também destacou a lealdade e carinho que a prefeita teve com Zé Eustáquio e que a partir de agora Lauzita terá legitimidade para cumprir “por inteiro” seu papel e assumir desafios.

O gerente-administrativo da Usina Caeté, Arão Rodrigues de Souza, falou em nome da empresa, afirmando o apoio da usina e que “em nome de Roberto Lyra estamos reafirmando que continuamos parceiros e dispostos a trabalhar juntos”.

Mais de dez pessoas representavam a família de José Eustáquio, inclusive sua mãe.

Emocionados, muitas vezes chegaram às lágrimas.

Uma sobrinha dele mostrava uma placa demonstrando apoio à prefeita: “Força, Lauzita.

A família de José Eustáquio está com você.

Este lugar agora é seu”.

Daniela Ferreira, uma parente de Zé, afirmou que as pessoas de Delta querem a continuidade do trabalho do prefeito pelas mãos da atual prefeita Lauzita e que ela sempre terá o apoio da família “para realizar os projetos.

Ela dará continuidade aos trabalhos”, disse, sendo seguida pela parente Maria Célia Ferreira e pela mãe de Zé, Maria Ângela Jesus.

A população também estava presente e muitos afirmavam estar sentindo a falta de Zé Eustáquio.

Porém, afirmaram acreditar no trabalho que Lauzita fará.

“Como ele fez um bom trabalho em prol da população de Delta, sabemos que Lauzita será boa para a comunidade.

Ela é uma pessoa de boa fé e já fez bom trabalho à frente da Secretaria de Saúde e em pastorais, ajudando em especial crianças”, disse a moradora Tânia Maria Faria.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Jornal de Uberaba