‘Precisamos crescer juntos’, diz prefeita Célia Rocha para empresários

PTB Notícias 2/12/2013, 7:21


Centenas de empresários e prefeitos alagoanos se reuniram na quinta-feira (28/11/2013) no Levino”s Hall, bairro de Novo Horizonte, em Arapiraca (AL), para palestras e debates a respeito do avanço econômico do Agreste.

Com esforços voltados e pensados para a região, a prefeita Célia Rocha (PTB) foi anfitriã deste 1º Encontro de Prefeitos e Empresários para o Desenvolvimento para o Agreste.

Autoridades de várias cidades estavam presentes, bem como representantes do governo do Estado.

Houve explanação da socióloga Tânia Zapata, falando sobre mudança e avanços socioeconômicos, e do prefeito de Três Rios (RJ), Vinícius Farah, sobre experiências exitosas em sua cidade.

“Vivemos um momento de pura pujança, evolução em muitas instâncias.

Então, precisamos crescer juntos.

Por isso, a importância deste encontro para que, de mãos dadas, façamos com que o Agreste figure no cenário alagoano como uma das regiões que mais ascendem, sempre se importando com o microempreendedor e o pequeno empresário”, disse Célia Rocha.

O diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL), Ronaldo Moraes, afirmou que o desenvolvimento de Arapiraca se deu com boa distribuição de renda, tornado assim o município o sétimo com maior poder de compras do Brasil.

O representante do governo de Alagoas, Francisco Azevedo, inferiu sobre a chegada de nova adutora do Agreste e o gasoduto Arapiraca-Penedo, que dará suporte às empresas da cidade e novos investimentos que estão por vir.

Em sua palestra, a socióloga Tânia Zapata, especialista em Desenvolvimento Econômico Regional, tratou de dimensões e estratégias para o desenvolvimento local e do papel do município diante das pequenas empresas.

“Temos que cuidar do nosso espaço territorial, pois é ali onde a vida acontece, onde surgem os sonhos e projetos.

Sem atitudes proativas do gestor público, não deixaremos nenhum legado para nossos netos.

O prefeito hoje tem outra característica: é empreendedor, promotor do desenvolvimento político e humano sustentável”, pontuou.

Em sua fala, o prefeito de Três Rios (RJ), Vinícius Farah, colocou que há cinco anos seu município estava com outra realidade, deficiente.

Mas com força de vontade e recursos, hoje a cidade tem um dos maiores PIBs per capita do país.

“É possível transformar o nosso lar para melhor.

Foi o que fiz em minha primeira gestão.

Em quatro anos, foram abertas em Três Rios mais de 1.

140 novas empresas, gerando 9.

300 empregos diretos apenas na área da indústria.

E nossa dinâmica não é muito diferente de Arapiraca, pois temos 115 mil habitantes – número menor, é bem verdade – e somos polo também.

Nossa cidade converge outras 13 em redor”, disse o gestor.

“E sou igual a você, Célia.

Não desisto! Insisto e vou atrás dos recursos necessários.

Mas todos estes avanços não seriam possíveis sem o apoio constante do Sebrae – que é inclusive o realizador deste encontro -, que filtra os sonhos dessa cidade”.

Ao final, aconteceu um debate entre os palestrantes, tendo como moderadores a prefeita Célia Rocha e o diretor do Sebrae, Ronaldo Moraes, a respeito do contexto socioeconômico local.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Alagoas 24 Horas